sábado, 27 de dezembro de 2008

Ano Novo sem pressa!

Calma slow - uma tentativa -
www.debora70.com.br





O homem desse milênio está" enclausurado em seu quarto "e fechado em si
mesmo.

A dificuldade para a maior parte de nós, é que vivemos num nível demasiadamente superficial, percebido através do pensamento e das emoções, onde as experiências profundas vão ficando para trás.

A falta de comunicação é crescente nessa vida intensa do séc.XXI onde a insensibilidade torna-nos incapazes de perceber muitas reações de nossos semelhantes, onde a surdez e miopia social esta tomando conta mundo, tornando o homem egoísta e solitário!

Um mundo difícil para aqueles que viveram outra época, mas também complicado para aquele que não se deixou dominar por esses "vícios".

É tempo de mudanças internas, capazes de causar mais reflexões, afim de provocar novas visões, como do Frei Leonardo Boff - em Ética & Eco- Espiritualidade:

Sentir que somos terra faz-nos sentir os pés no chão.
Faz-nos perceber tudo da terra,
seu frio e calor, sua força que ameaça,
bem, como sua beleza que encanta.

e redesenhar um mundo totalmente diferente desse, onde o homem encontra-se num estágio de precipitação terrível, embora não saiba para onde corre tanto!

Um mundo onde se possa prestar atenção nos gestos pequenos e cotidianos... voltar a ver, voltar a viver... e entender que o tempo é a revelação daquilo que somos!

domingo, 30 de novembro de 2008

Palhaço/Charlin Chaplin


Quando vamos ao circo, olhamos o palhaço, damos gargalhadas de tudo que ele faz...das suas roupas coloridas, do seu rosto pintado, do nariz c/uma bola vermelha na ponta, mas não vemos o palhaço! Em nenhum momento imaginamos o que há por trás daquela imagem, até então enigmática, que causa em muitos interesses, em outros medo...onde será que está a curiosidade? Será que existe um homem dentro desta fantasia, ou aquele palhaço existe de fato? Onde será que está o homem que habita esse cenário colorido, que corre, faz piruetas, vira cambalhotas, onde será? Talvez dentro deste palhaço, sentadinho feito criança, assistindo a mais um espetáculo, que tem como título:

" O Mundo das Ilusões Perdidas"!

Oh palhaço!


De fato você é aquilo que somos, aquilo que vivemos , aquilo que representamos, pois como dizia um dos maiores palhaços da nossa história:

"Somos todos cidadãos do mundo!"(Charles Chaplin).

Ora choramos, ora sorrimos, e a cada dia surge um novo espetáculo!


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Transformações



A arte moderna é essencialmente uma idade de transformações profundas, de revoluções que mudaram radicalmente a face da terra e edificaram uma nova forma de existência humana e um novo mundo social. Criaram um novo homem e um novo mundo.

O homem moderno exige em última instância, analisar justamente estas transformações profundas, e revoluções que transformaram a face da nossa terra.

A riqueza produzida pela industrialização maciça e pelo desenvolvimento do comércio trouxeram novas idéias de bem estar material, conforto e praticidade.


No começo do sec. xx, essas idéias as quais se acrescentam de originalidade, são trabalhadas, alcançando resultados de ordem em matéria de funcionalidade e limpeza de linhas. Era o início de uma época de estilização. Matéria, cor, e espaço combinados de mil maneiras fundamentam a moderna decoração.

O emprego de ferro fundido, aço, concreto armado, plástico e vidros especiais permitindo por outro lado, o que aconteceu poucas vezes desde épocas extravagantes do barroco e do rococó, ampla liberdade de criação na arquitetura, engenharia e decorações de interiores.

A civilização industrial multiplica e acelera as transformações técnicas, os meios modernos de apresentação de reprodução, coloca ao serviço da arte: multiplicação do livro de arte, fotografia, do filme(td difundido pela imprensa e p/televisão), graças a esses meios, a arte avançou uma dimensão planetária.

Esses meios de informação vem tornando-se um gênero particular dentro da arte, e do cinema - " a técnica oferece a arte novos meios mais econômicos ou mais eficazes, sucinta novos fins, ou se preferirmos, novos estilos." Então o que se pode afirmar, é que o objeto técnico, leva o homem a uma mentalidade nova...

Hoje podemos sentir que a arte desacralizou-se, perdeu sua carga mítica e iniciativa.

Tudo se perdeu com o serviço de publicidade, ou da propaganda, que afasta o homem da sua realidade, e o leva a uma alienação." Onde é levado, ou deixa de ser ele mesmo(perde s/identidade) e passa a consumir tudo que essa força jogada, vem querendo fazer nas cabeças da massa....com isso a arte vai perdendo sua personalidade, pois está subordinada a essa alienação da civilização tecnológica, que corrompe e destrói esse homem que almeja a liberdade!

"A arte é essencialmente uma coisa privada, entregue as leis da concorrência. A sua comercialização, incide antes de tudo sobre as próprias obras, sobre a sua venda, a execução, a sua representação, e distribuição."

As obras que as idades consagram são valores seguros, que enchem de glória os museus....quer dizer que acaba-se criando somente para um tipo de público, marginalizando a massa...essa mesma massa que sente medo de se aproximar de uma galeria, ou até mesmo os consumidores anônimos, que nada entendem, mas gostam .... e esse mesmo homem contemporâneo que tenta falar da particularidade, se lança universalmente, e se monta dentro de um discurso que afasta as camadas populares, pois não há ainda uma leitura consciente, mas somente o" contato físico",e a essência não é alcançada.

Precisamos superar os valores tradicionais, afim de que o homem ganhe consciência de si mesmo, não deixando que as diferenças de classes, anule o resto do mundo. Devemos lutar por igualdade, e quebrarmos as grades da alienação.

Enfim, a arte moderna é a expressão do ser humano solitário, do indivíduo que se sente diferente dos seus companheiros.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Salvador Dali e meu Pai


Sei que muitos já falaram sobre Salvador Dali, mas tentarei resumir umahistória que só cabe em meu coração, de forma doce e verdadeira.

Dali, não era uma pessoa comum, andava sempre em busca daquilo que não
apalpamos,não vemos, mas sabemos que existe, e está em alguma parte de nós. Um artista completo, com estilo próprio e invejável, não se preocupava com a opinião de um grupo ou permanecer numa linha de pensamento, mas avançar dentro do seu estilo solto e irreverente.

Dali não se prendeu ao movimento surrealista, o qual as teorias escritas o definiam, mas ao surrealismo que vai além das palavras e da imaginação.

Assim Salvador Dali, declara publicamente a independência da imaginação e dos direitos do homem a sua própria loucura, e diz:


" A diferença entre o surrealismo e eu, é que eu sou o surrealismo."


Como muitos artistas, Dali foi expulso da Escola de Belas Artes, por não aceitar
regras, e também pela insatisfação com o ensino.
Como eu havia dito em postagem anterior, quando eu entrei na faculdade,logo de cara escutei: não estou aqui, para formar artistas...ali percebi que existe muita ilusão em relação aos professores, esperamos muito, talvez não sejam eles que não tenham muito pra nos oferecer, mas nós é que temos uma grande bagagem, e nos decepcionamos...e quando temos estilo próprio se torna mais difícil ainda.

Nas avaliações, meu professor de pintura virava minhas telas de cabeça para baixo, em todas as direções, e balançava a cabeça, e eu ficava ali, inerte, esperando uma palavra, qualquer coisa...pois eu não sabia o que de fato estava passando na cabeça dele. Por isso acho difícil um julgamento, pois com quem está a verdade? Porque cada um acha uma coisa, e isso que é divino, essa diversidade!

Não tenho medo de receber um "não", pois existem muitos fatores atrás de cada opinião, e quando temos estilo próprio, chocamos, chovem muitas críticas , pois o mundo não esta preparado para receber o diferente, o novo.
Entendo, e vivo as mesmas situações que Dali, pois o caminho de todo artista é árduo, principalmente num país como nosso onde o incentivo é muito pequeno, ou quase nenhum.

Quando chegou o final do período, meu professor de pintura deu a mão á palmatória, e me elogiou! Demorou, mas nada disso me fez desistir, nem diminuir o amor e a coragem para continuar caminhando nesse mundo de cores o qual escolhi.

Tenho profunda admiração por Salvador Dali, uma pessoa determinada, superou vários traumas de infância, tendo que lutar o tempo inteiro para mostrar a que veio, reforçar sua identidade e sexualidade. Pois recebeu o mesmo nome do irmão morto 2 anos antes dele nascer; e sua mãe o vestia de menina até mais ou menos 6 anos, por desejar ter uma menina.

Quando Dali conheceu Gala, sua eterna musa, até então nunca havia experimentado um sentimento tão profundo, e seria a chave freudiana e histórica desse amor, que dominou toda sua obra, e que só a morte interrompeu.


-" Tornei-me senhor do meu sorriso. Uma nova saúde brotou na minha cabeça

como uma rosa."

-"Os meus sintomas histéricos desapareceram uns após outros, como por

encanto."


Dali mestre dos mestres, aquele que abriu caminho para vários artistas, estará sempre vivo no Museu Fundação Salvador Dali, junto as suas obras , e dentro do coração de todos aqueles que o admiram.

Os gênios nunca morrem, se tornam obras vivas! Dali continuará para todo o sempre sendo um pintor a frente do seu tempo!
Eu havia falado da semelhança entre Salvador Dali, e meu pai, acima estão as fotos.

Quando vejo meu pai novinho, com 17 anos, todas as lembranças vem à tona como um filme passado em minha frente: minha família, eu com 3 ou 4 anos ainda de chupeta, passeando com ele no Jardim Botânico, a nossa cantoria, os aniversários, os natais...

Sinto muita saudade de sua personalidade forte, sua voz de locutor, seu jeito de andar rápido e firme, dos seus abraços fortes, e dos seus beijos...mas o que me conforta, é olhar essas fotos e ver que Salvador Dali, esta em meu pai, e meu pai esta em Salvador Dali, e estarão sempre vivos em meu coração!
Conheça a galeria de obras de Salvador Dali - que está do lado direito do blog nos links - The Salvador Dalli Gallery .

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Meu Ateliê




Título: O pão nosso de cada dia

técnica: Óleo s/tela - (ainda esta sendo pintado)


Quadro que representa minha vida, onde deixo claro a preocupação de uma mulher que olha seus instrumentos de trabalho e começa a perceber a vida. É como uma passagem da bíblia que diz: "ganharás o pão com o suor do seu rosto."
Esse quadro, representa o meu trabalho, porque através da pintura que me realizo e me sustento.


Esse quadro representa o cotidiano de um pintor no seu atelier e uma porta aberta, mostrando que do lado de fora também existe inspiração, que nossas idéias vem de dentro e de fora, pois como podemos criar sendo virgens de conhecimento?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Lembranças







Quando entrei na faculdade de Educação Artística, o universo da Arte, se abriu de fato para mim, como se fosse um livro, pois até então toda minha bagagem era autodidata.



Me lembro da minha primeira aula de pintura com o professor Bandeira de Melo, também artista plástico, e lembro que ele falou: "Não estou aqui para formar artistas". Na época fiquei chateada com suas palavras, mas


com o decorrer do tempo, entendi perfeitamente o que ele quis dizer.



Eu já nasci artista, não sei ser outra coisa. Desde pequena trazia comigo um estilo próprio, e que com o decorrer do tempo só se fortaleceu!


Uma vez peguei um ônibus e sentei perto de um rapaz, que nem morava no Rio de Janeiro, estudava na Furgs em Rio Grande - Rio Grande do Sul - e começamos a conversar e falei das minhas pinturas e descrevi alguns de meus quadros e ele atentamente me ouviu, e se encantou, até que então me disse:" como suas pinturas lembram o artista Salvador Dali." Eu fiquei escutando ele falar, curiosa, pois nunca havia ouvido falar desse artista e tão pouco visto suas pinturas. Desci do ônibus e como todo bom escorpião que tem memória de elefante, guardei comigo aquele momento tão fascinante, e na primeira oportunidade, fui em busca de informações.


Já na faculdade chegava mais cedo e dalí começava minha pesquisa, e daquele dia em diante virei praticamente uma discípula de Salvador Dali! Sou apaixonada por esse artista surrealista - conheço a fundo tudo sobre ele. Sou fascinada não só por suas pinturas, mas por sua personalidade forte e marcante, pela sua figura. Sinto não tê-lo conhecido, pois através de tudo que li, percebi que não só as pinturas, mas muito de sua personalidade tem haver comigo, e também pude constatar, o quanto era parecido fisicamente com o meu pai na juventude, comparando fotos antigas.... Dali nasceu em 11 de Maio e meu pai em 9 de Maio, é muita coincidência! Sinto que estava escrito nas estrelas!


Mais adiante falarei sobre Dali, esse artista que para mim é vida, transformação, questionamento!

domingo, 28 de setembro de 2008

Humildade não faz mal a ninguém










A psicologia nos define homem-alma, ou homem-razão(respeitando a etimologia do termo psique-alma/logos-discurso-ciência). Seu papel principal é o aprofundamento num universo feito de mistérios, como o embalar de um berço, que ora coloca esse homem na linha dos sonhos e outra o puxa para a realidade, mas sempre em busca de sua essência que o aproxima do universo-Deus. Essa procura infinita a alma humana, pertence a nossa mais alta tradição filosófica. Sócrates era conhecido como o homem mais sábio do mundo, mas em sua humildade dizia que somente os sábios admitem que não sabem absolutamente nada!

A humildade nos leva ao topo do conhecimento. Ficamos abertos ao



novo, a descoberta, ao passo que se acharmos que sabemos tudo, fechamos nossa alma e nos colocamos num pedestal, longe de tudo e de todos, e de que adianta ser o homem mais sábio do mundo, num topo de uma montanha?

sábado, 20 de setembro de 2008


Metamorfose -Óleo s/papel



Quando falo de pintura e na execução de um quadro, estou despertando meus sentidos...

Podemos trabalhar com as mãos, pés, boca. As pinceladas são a marca registrada de um artista, é como a escrita; a visão na construção do quadro (cores, tema, estilo etc); nosso olfato é acordado nos cheiros das tintas, redutores, vernizes; no tato trabalhamos a textura, outros materiais.


Quando falo pintar com a boca e com os pés, estou declarando que nós temos capacidade de superar nossas deficiências e alcançar o mesmo patamar que pessoas "normais", quando transpomos barreiras, como o exemplo dos pintores "incapazes" de pintarem com as mãos, o qual fazem parte da Associação dos Pintores com a boca e os pés - fundado em 1956 - onde ganham seu sustento, trabalhando de forma espetacular com a pintura.


Trabalhar a Arte, é libertar o ser humano da ignorância, enriquecendo sua alma daquilo que realmente necessitamos. É bonito quando juntamos várias pessoas "diferentes"corpo e mente, e constatamos que o que nos eleva é aquilo que temos de bom dentro de nós, a vontade de realizar alguma coisa, poder de criação, a conquista do desejo, a luta pela vida


e a Arte tem esse conjunto de coisas, que nos faz questionar tudo isso, nos faz grandes diante de uma situação, nos unindo e nos tornando "iguais" nessa busca de superação constante!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Inocência -






Experimentei o que tantos jovens experimentaram, tinha em minha mente, como á maioria dos jovens daquela idade, o desejo de mudar o mundo, como se esse poder coubesse em minhas mãos. Uma inocência tomava um coração puro de expressão.


"Temos a terra dentro de nós. Somos a própria terra em sua evolução, em seu estágio de sentimentos." (citação - Frei Leonardo Boff - em Ética & Eco-Espiritualidade).


Somos um mergulho fora d'água, um choro por não saber gritar, e as emoções de um mundo desconhecido, onde sinos tocam, anunciando o nascimento de mais um ser humano, nesse planeta-terra, onde tantos habitam.


Um libertar de um mundo aconchegante, onde as águas cristalinas e quente não afogam esse milagre divino que habita em nós: a Vida! Protegido sem ter que enfrentar um destino natural, que é um mistério em nós, e escrever sua própria história! Enfrentar um mundo até então desconhecido e cruel, de um princípio de luta e da livre competição entre os homens, como se começasse de fato um pesadelo, o nascimento daquele ser, fonte de luz, onde a realidade, o tornaria prisioneiro de sua própria sombra!


Será que quando nascemos morremos, ou quando morremos nascemos? " O credo de sócrates dizia: Uma vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida!"

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pés q/correm feito cavalos- desenho à nanquim





Sempre achei que desenhar bem é fundamental para ser um pintor admirável!


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

divagando...

Nasci numa família em que todos desenhavam, cada qual com o seu estilo, mas "não sei porque"...ou sei ? Só sei, que eu não parei por aí...me dediquei de corpo e alma à "Arte"( desenho, pintura, escrita....)fazendo deste dom, aquilo que hoje sou: Artista Plástica.
Acredito que trazemos em nós riquezas internas adquiridas há muito tempo atrás.
Sempre escrevi, por isso fiz esse blog, pois através dele quero mostrar a bagagem infinita de descobertas jamais imaginada por aqueles que andam correndo ou não param sequer para olhar a natureza que a Arte nos dá
!


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

exposição




A temática do meu quadro é:
Concha e o Despertar - ( Óleo s/tela )/ 50x60 - 1991.

- Eu idealizo o mundo como uma concha, que traz em si o doce sabor do mistério, um tesouro.E nesse abrir da concha, ela expõe o seu interior enriquecido por figuras que ora se definem, outras disfarçadamente dão sentido a imaginação.
O quadro é simplesmente o retrato real do mundo, uma representação da vida e seus vários significados.
O meu trabalho é individual,
possuidor de dons e aspirações especificamente meus.
Vejo meu trabalho como um grão caído num solo fértil, transformando minha obra em meu abrigo e alimento do ego!
Desenvolvo em cada quadro, uma história, uma linguagem,e uma emoção, na tentativa de transpor a barreira do óbvio.

Pensamentos.







A pintura para mim se divide em 2 mundos:


*Mundo Real
*Mundo Imaginário



Quando digo mundo real é aquele que trabalho todo conhecimento adquirido ao longo do tempo, imagens já registradas, e por mais que eu tentasse fugir não conseguiria deixar de manifesta-las em minhas pinturas, porque todas essas informações já fazem parte de mim, e mesmo no momento de maior criação, elas estão presentes, porque nada advém do nada. E quando as janelas do mundo imaginário se abrem, todo meu corpo viaja, num despertar de emoções, é como se eu corresse de um lado para o outro em busca de mais... e nesse momento então a minha imaginação começa a ganhar forma.
Quando estou pensando, eu me sinto livre do tédio e das submissões, e a minha vontade de ver, vai além daquilo que se encontra diante dos meus olhos, existe algo maior que a pura contemplação do real, seria um aprofundamento na colaboração de um novo descobrimento da realidade envolvida por uma maior compreensão!
Nas minhas pinturas ofereço ao espectador um motivo de meditação, onde esse faça parte de um universo catalogado de cor, forma, textura e temas imaginários, e que conseguem manifestar nas pessoas uma reflexão maior, onde esse mesmo espectador terá que ir além do que seus olhos vêem, enxergar sim, mas não antes de ultrapassar os limites do seu olhar já tão acostumado à contemplar o belo, o perfeito, aquilo que ele tem como certo, sem ao menos se dar a oportunidade de deslumbrar um novo universo!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A transparência da Alma.




A Arte é indispensável na vida humana, e essa descoberta não foi concebida nesse momento, mas a própria história, nos revela através de fatos, esse tempo vivido por um ser primitivo desprovido de sabedoria, de sentimentos tão profundos ou tão preocupado como o futuro.
A Arte é quase tão antiga quanto o " homem da caverna ",(que se expressava em paredes de pedras o seu cotidiano, (lutas, caças, etc) tão desprovido de tudo aquilo o qual conquistamos.
Entre idas e vindas, o nascimento da inteligência, o nascimento da consciência como: a 1° criação do homem, foi o resultado de um longo e laborioso processo, e quanto mais acúmulo de experiência esse homem possui mais apreende a conhecer as diferentes coisas, em seus diferentes aspectos e mais rica se torna sua linguagem!
A Arte é uma forma de trabalho, e o trabalho, é a transformação da natureza, é a magia do sonho e a liberdade de mudar objetos e darmos uma nova forma.
A Arte é indispensável, ela é concebida como meio de colocar o homem em um estado de equilíbrio, onde expressa uma relação mais profunda entre o homem e o mundo, para compreender a realidade, e o ajuda não só a suporta-la, mas transforma-la, aumentando a determinação de torna-la mais humana e mais justa!
" A função da Arte é abrir portas, e não fecha-las"(Ernst Fischer-Em a Necessidade da Arte) sendo um meio de comunicação capaz de tirar nossos pés do chão, dando-nos asas para voar em busca de uma felicidade perfeita e ideal, onde nós humanos possamos expressar a beleza ou a amargura dos fatos, onde ora somos reais outra ilusórios, alimentando assim nosso desejo de vida, num mundo tão carente de coisas belas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...