terça-feira, 19 de maio de 2009

Bonecas de Porcelana



As bonecas de biscuit, principalmente as produzidas desde meados do século XIX, até a década de 1930, são cultuadas por colecionadores do mundo todo. França, Alemanha, concentravam as grandes fábricas nesse período. Na Alemanha, destacavam-se Simon & Halbig, Kestner, Gebrüder, Heubach e Kammer & Reinhardt, entre outras. Na França os principais nomes eram Jumeau, BRU, Steiner e Gaultier. Normalmente as marcas, desses fabricantes vinham gravadas na nuca das bonecas.
Por sua versatilidade o biscuit tornou-se o material preferível para a confecção dessas peças. Feito da mesma substância da porcelana era mais maleável, sendo possível executar uma enorme variedade de desenhos representando figuras de mulheres, meninas, bebês, homens, meninos, ora utilizado para produzir bonecas inteiras, ora na confecção da cabeça e colo, ou só a cabeça, com o corpo de diferentes materiais, apenas nos anos de 1940 é que o biscuit passou a ser substituído pelo celulóide na fabricação de bonecas.
Basicamente, há três tipos de bonecas de biscuit, os bebês, as francesas “fashion ladies” ou “fashion dolls”, que nada mais são que adultos em miniaturas; e as bonecas estilizadas, as que possuem trajes típicos ou caracterizando algum personagem. Com imagem de mulher e vestidos longos a “fashion ladies”, costumam ser mais valorizadas. A qualidade, riqueza dos detalhes, e trajes de luxo, réplicas exatas da época no momento são as suas principais características. Os bebês por sua vez são muito populares entre os colecionadores. E os mais antigos ostentam preços que cabem em qualquer orçamento. Com fisionomia tristonha, sorrindo ou com cara de sono, reinaram absolutos entre 1860 a 1890, principalmente os das marcas francesas.
A razão que levou a Alemanha ser líder no mercado mundial de bonecas estilizadas foi à enorme variedade de modelos produzidos, e os preços competitivos.
As cidades de Waltershausen e Sonneberg eram os principais centros de fabricação, que vieram a desaparecer devido a recessão econômica vivida no período de entreguerras, durante a 2ª guerra mundial, e com o aparecimento de peças sintéticas e mais baratas.
Mais do que saudoso brinquedo, as bonecas antigas de biscuit atraem colecionadores no mundo inteiro. Produzidas inicialmente na França e Alemanha, na 2ª metade do século XIX, logo capturaram o coração das meninas na época. O fato é que atualmente elas fazem parte de um universo mágico, que encanta não só as crianças, como adultos principalmente.Os Brinquedos têm sido considerados como objetos de sedução, desde as civilizações mais primitivas. Na medida em que aumentavam a sua popularidade, surgiam cada vez mais sofisticados e originais, atingindo um de seus grandes momentos no século XX. Ainda hoje seguem exercendo enorme atração, e as peças tidas como “antiguidades” alcançam preços elevados no mercado


Falar de infância é não só ler o livro
“Alice no País das Maravilhas”, mas se transportar para dentro dele, e deixar que os pensamentos vagueiem por um pequeno espaço de tempo, mas que através dos sonhos parece uma eternidade essa passagem do tempo, pois a dimensão é outra... como agora que estou de férias com minha irmã mais velha em Teresópolis, na casa dos patrões do meu pai(Alemães), bem pequena, e como toda a criança tudo me encantava, tudo tinha sabor de alegria, encantamento!
Brincava o dia inteiro, e nunca vou me esquecer de que numa tarde daquelas, a filha deles me levou para conhecer o quarto das bonecas. Quando cheguei lá, eu não sabia o que via primeiro, pois era como definir hoje: um mundo encantado! Imaginem vocês um quarto só de bonecas, e de todos os tipos e países e um guarda roupa de bonecas, como se fosse de "gente de verdade" !


Ali passei um bom tempo brincando, não sei definir quanto, pois criança não tem noção de tempo nem de espaço, só sei dizer que haviam bonecas jamais vistas por aqueles dois olhinhos meigos, cor de mel... mas lá no cantinho do quarto uma boneca me chamou atenção, pois quando a peguei pude ver acima de sua cabeça, uma coisa roliça, que conforme rodava ia mudando o rostinho dela, que ora sorria, ora chorava, ora dormia...quando de repente escuto alguém me chamar, e num estalo de tempo, percorri rapidamente o caminho inverso, passando pela mesma porta, a qual eu entrei ,voltando de um tempo que está dentro da menina que mora num cantinho dentro de mim e que de vez em quando passeia pelas minhas memórias!
Obs: (vc encontrará nos meus links do lado direito do blog o site -Hospital de Bonecas )

18 comentários:

Fabiano (LicoSp) disse...

Nossa que interessante. Eu me embriago em cultura qdo leio seus posts, simplesmente fantasticos.

Eu já havia lido em algum lugar sobre as bonecas francesas, mas para mim porcelana era só francesa ou russa, alias não sei porque da russia entrar no meio, de onde tirei isso. Jamais imaginei a alemanha envolvida.

Eu acho estas bonecas lindas D+ e não pq sou viadinho...rs, mas elas possuem um encanto, principalmente as babies, né?

Bjos do Lico

Fabiano (LicoSp) disse...

Ahhhh vou ver como vc me cadastra lah no blogsblogs. Pra dizer a verdade nem sei como foi q te cadastrei por lah.

Creio que voce tenha de entrar no meu perfil, para poder me adicionar.

E no video lá do colégio, o garoto é o de branco, no fundo da gravação, de cabelos loiros encaracolados.

bjs

Anna Leão disse...

Olha eu aqui de novo!!!

O máximo este seu texto, Val!!!
Eu tenho umas duas bonecas de porcelana que gostaria de vender. Vc conhece algum lugar que pague um bom preço por elas, isto é o quanto elas valem?
Só não sei te dizer a orgigem delas, mas vou procurar ver se acho algo gravado.

Um beijo grande,

Anna
www.annaleao.com.br
www.annaleao.blogspot.com

Mona Lisa disse...

Oi Walléria.

Adorei ler a origem e história das bonecas.

Fiquei maravilhada com a ternura que "li"...nas suas recordações de menina que ainda vivem, na menina que em si existe.

Parabéns pelo post maravilhoso.

Bjs.

Elisa

Juan disse...

Hey Waleria.

Thanks for visiting me, i read the post and is very interesting about Porcelain Dolls, a magic world, my favorite parte is in the las paragraph beautiful...thanks again..

Take care.

Juan Calle-Bellido

Te lo digo con amor disse...

Olà Wal,

verdaderas reliquias estas muñecas de porcelana !! Cuànta informacion que tienes, muy interesante.
Me hiciste viajar con la mente y los recuerdos hasta la infancia, hasta ese libro increible que es Alicia en el pais de las Maravillas. Yo tambien me meti por esa grieta en el tiempo... nostalgias !!
Prefiero leerte en portugues (el traductor es muy basico. Por ej. la palabra biscuit que referida a las muñecas es la fina porcelana de los rostros, la traduce como "galleta" lo cual en castellano suena como "muñecas de galleta")
Disfruto mas de tu expresividad en portugues.
Un abrazo,
Gra

Anônimo disse...

Oi Waléria, passei para apreciar seu Blog, vi sua postagem sobre bonecas de porcelana gostei de saber algo mais sobre o assunto, eu já tinha algum conhecimento, na década de 20 na Alemanha foi o auge das bonecas de porcelana, conheci um colecionador destas bonecas que tinha aproximadamente 60 modelos isso no Brasil, no sul ainda tem muitos que guardam como relíquias. Um grande abraço Valter.

Donagata disse...

Que lindo texto Wall. Até eu, por momentos, me senti criança num mundo encantado por todas essas bonecas que a rodeavam.

Eu adoro bonecas. Mantenho poucas das de infância porque mudámos muitas vezes de casa e de cidade e algumas coisas foram-se perdendo. Tenho uma pequena colecção (pequena mesmo) de bonecas de porcelana que comprei em Paris e outras cá. Gosto imenso do seu glamour.

Contudo, com a leitura deste seu texto, aprendi imensas coisas que não sabia. Serei mais cuidadosa nas minhas compras.

Um beijo. E como sempre, saio daqui mais rica, em saber, claro.

Prof. Israel Lima disse...

Venha Você, Também, Comemorar!
35º Aniversário do Prof. Israel Lima (23/05/2009)
e os 4 meses do [Pelo Corredor da Escola] (22/05/2009)


Ofereço a você que acompanha meu blog “Pelo Corredor da Escola” um selo comemorativo do 4º mês na net do blog e do meu 35º aniversário.
Esta foi a maneira que achei para retribuir o carinho que você tem dispensado a mim, visitando e comentando as postagens que publico no blog, que a tão pouco tempo vem crescendo, graças a você, eu só tenho que agradecer. Para mim é um privilégio ter você, lá, no meu espaço, que surgiu em 22/01/2009. No dia 22 deste mês o blog completará 4 meses na net e no dia 23 é o meu aniversário de 35 anos. Venha comemorar comigo!!!

O selo é o meu presente para você.

O presente que eu quero receber de você é a sua visita e VOTOS nos meus selos de participações.

Bom, agora e só copiar e usar em seu blog.

Desde já agradeço o seu carinho e consideração.

Será um prazer imenso visualizá-lo em seu blog.


Um grande abraço,

Prof. Israel Lima

Rodrigues ® disse...

Olá, obrigado por passar pelo meu blog e por me adicionar.
É o seguinte para add as pessoas pelo Blogblogs basta fazer a busca pelos blogs ou por pessoas e entrar no perfil dela, no canto esquerdo vai ter adicionar como amigo.
Eu também vi que gostaria de participar do Esquisso A4 para participar tem que enviar o teu trabalho para o Administrador, o email está no topo do blog.
muito bons seus trabalhos, continue postando

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Walzinha:

É lógico que essas bonecas são lindas. Lembro de um pps que me enviaste: os bebês eram perfeitos demais, pareciam verdadeiros. Acho, porém, que estes são feitos, apenas, para olharmos e deixar o queixo cair...

Prefiro bonecas que se prestam para as crianças exercitarem a imaginação: fazerem as roupinhas, usarem o pente, colocarem os sapatinhos e passearem com sua filha de 'brincadeira'... Prefiro algo mais didático e que desperte o sentimento das meninas. Parece-me que estas lindas bonecas são para colecionadores. Ou para colocarmos num canto do quarto e esquecê-las... Onde uma mãe deixaria uma boneca ‘caríssima’ na mão de uma criança?
Como arte, acho muito válido; como brinquedo... Falta uma coisa que é fundamental: a liberdade para a criança que brinca com bonecas.

Porem, mesmo que minha opinião seja esta, achei uma ótima postagem. Li como arte.

Beijos, Walzinha
tais luso

wallper.lima disse...

Oi Taízinha! Concordo plenamente com vc, mas a minha intenção foi justamente essa,vendo nessas "bonecas de Porcelana", um trabalho delicado, encantador, e que realmente é visto pelos colecionadores como uma "obra de arte", que nos remete à um tempo, onde não tinhamos as bonecas de hoje, e que devem ser cultuadas até como forma de um tempo que se foi, e que tenha ficado na memória.
Bjocas para vc.
Wal.

Pixel disse...

entrar no seu blog é como fazer um passeio pelo mundo da arte e alem de tudo muito educativo!!

Parabens!!

Até breve.

Igor disse...

Oi Valéria...


Obrigado pela visita e pelo elogio, as suas obras tbm são lindas.

Pelo que eu vi nós temos mais uma coisa em comum alem de desenhar.

Escorpião!

rsrs...

Bjus...

e mais uma vez, obrigado pela visita.
em breve eu vou atualizar ele com novos desenhos.

=D

fui...

SimLimaGLS disse...

Querida amiga...

antes de mais nada OBRIGADO. Tua opinião é muito importante e tua força fundamental para mim. Tem sido complicado retomar meu trabalho, mas sinto que pode voltar a fluir e tuas palavras tem me ajudado muito neste renascimento.
Este caminho de que falas, janelas do passado que se abrem e nos sugam, num caminho de luz e brilho, é mágico e sempre surpreendente. Pude até ver os dois olhinhos meigos cor de mel, viajando naquele sonho.

Mil beijos...
Simone

Priscila Mateini disse...

Olá Wall...
Li o seu comentário, pois recebi de uma tia umas bonecas do Século XIX (uma toda de pano e outra de porcelana) e gostaria de saber se vc conhece algum antiquário ou colecionador para vender essas relíquias. Se caso vc conhecer alguém por favor pode postar no meu blog que é http://aventurasnaeuropa.blogspot.com
Parabéns pelo blog!

RONALDO DOS SANTOS disse...

BOM DIA, TENHO UMA BONECA QUE VEIO DE VÁRIAS GERAÇÕES DA FAMÍLIA(MINHA MÃE NASCEU NA DEC. 20 E MINHA AVÓ VEIO DA ALEMANHA)E GOSTARIA DE VENDER.SE PUDER ME INDICAR ALGUM LOCAL E PREÇO FICAREI MUITO GRATA.
CORDIALMENTE,
ALEXANDRA

AHELLMEISTER@IG.COM.BR

Anônimo disse...

Olá, li e achei super interessante o seu blog...adorei...amo bonecas de porcelana a que tenho ganhei da minha mae, penso em fazer coleção.

meu blog
http://paneaportasecreta.blogspot.com/

abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...