sábado, 29 de agosto de 2009

Aleijadinho - Antônio Francisco Lisboa (1730/1814



Entre as montanhas características da cidade, no sobe e desce das ruas, num labirinto de detalhes onde as pessoas se sentem encantadas com a antiga Vila Rica, que com seu silêncio e cheia de mistérios, rica encantadora e surpreendente, se mostra e se esconde ao tempo, revelando aos poucos seus segredos num mundo fantástico e de riqueza artística, onde surgiu e se desenvolveu o Barroquismo Mineiro.


Cidade tombada pela UNESCO – como patrimônio histórico e cultural da humanidade, um conjunto arquitetônico e urbanístico, com seus divinos templos religiosos, edifícios, chafarizes, fontes e ruas estreitas com casarios de época, nos transportam ao século XVIII, e por um instante pode-se ouvir o ruído das carruagens pelas ruas de pedra, o rumor dos mascates vendendo suas mercadorias de porta em porta, os passos apressados dos escravos carregando as cadeiras de arruar, as procissões nos dias de festas religiosas, e como se num leve despertar as luzes das velas se apagam, e a realidade volta e nos deparamos no Museu da Inconfidência... várias coleções de obras de Antonio Francisco Lisboa ali expostas causam profunda impressão! –" O aleijadinho" – conhecido assim, por ter sido acometido por uma doença que aos poucos deformou e inutilizou o artista que não se dava por vencido.
Arrastava-se, usando uma espécie de joelheira de couro, e mandava que amarrassem o martelo e o cinzel as mãos, para continuar a esculpir.


Filho natural do português Manuel Francisco Lisboa, considerado um dos melhores arquitetos de sua época, e de sua escrava – Isabel –
Aleijadinho sabia ler e escrever. Iniciou o aprendizado de desenho, arquitetura e escultura como o pai. Continuou sua formação com João Gomes Batista, da Casa de Fundição de Vila Rica.
Suas obras acham-se distribuídas pelas igrejas de onze cidades mineiras. A maior parte de talha e escultura está em Ouro Preto. Dois de seus mais importantes trabalhos, no entanto se encontram em Congonhas do Campo: - os doze profetas (um conjunto de 12 estátuas em tamanho natural) esculpidas em pedra sabão e os Passos da Paixão, com suas figuras pintadas por Manuel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro, auxiliados por vários entalhadores. Outras esculturas famosas são a Fonte do Padre Faria do Alto da Cruz, em Ouro Preto,( primeiro trabalho em pedra sabão) e as imagens de São Simão Stock e São João da Cruz, realizadas para a igreja da ordem terceira do Carmo, em Sabará.
Executou também as esculturas em pedra sabão no frontispício e na porta desta mesma igreja, e por aí vai...


Nome dos profetas:
- Abdias, Amés, Baruch, Daniel, Ezequiel, Habacuc, Isaías, Jeremias, Joel, Jonas, Naum e Oséias.
Aleijadinho manteve-se ativo até 1812, quando ficou cego e morreu em 1814. Isolado e completamente esquecido por seus contemporâneos. Só foi lembrado depois de meio século, por Rodrigo José Ferreira Bretas, seu 1° biógrafo. E o reconhecimento definitivo só chegou após o movimento modernista em 1922 – que se preocupou com a afirmação dos valores nacionais!
Preconceito? Não sei! O que sei é que Antônio Francisco Lisboa alcançou um nível de criatividade fantástico, e conseguiu passar para suas figuras uma extraordinária expressividade!



27 comentários:

Pixel disse...

Olá, bom dia!!

Cá estou eu a aprender mais um bocadinho!!
Apesar de já conhecer alguma coisa sobre o Aleijadinho,não sabia que tinha morrido esquecido.

Até breve.

Lu Maria disse...

Bom dia, Wall! Tu amanheceu inspirada, mulher...rsrs. Coisa boa, tchê!
O barroco é fabuloso! Tinha mesmo que haver parte dele saido das mãos invisíveis e mágicas deste artista... Grande!

Bjos no coração e bom domingo!
LU MARIA

Irene Moreira disse...

Bom dia!!! Como é bom começar o dia de domingo lendo uma história de vida e de arte como a do Alejadinho. Ele superou as deficiências físicas e conseguiu passar para as obras que criou os seus sentimentos.Tornou suas esculturas e estátuas cheias de vida, olhares e gestos onde hoje suas obras são reconhecidas no mundo todo.Parabéns Wall, mais um post digno de louvor.
Bjs

PS.: Recebi um email da doce Vivi com uma mensagem em pps do "Pequeno Príncipe". Que apresentação muito linda e que nos toca profundamente. Parabéns e com certeza só um artista que expõe com a alma é consegue nos comover. Essa apresentação vai rodar o mundo!!!
Mais Bjs e bom domingo

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Waléria

Excelente postagem. Parabens.
Ouro Preto é um dos lugares do nosso Brasil que mais gosto, aonde me sinto "em casa".
Beijos

Val Du disse...

Oiiii.
Obrigada pela visita.
Seu blog é muito interessante.
Gostei e voltarei.

Beijos.

Vivian San Juan disse...

Oi Dinha!!!td bem???

Como prometido estou aqui =D...
Bélissima a forma como vc começa a escrever sobre a vida de Aleijadinho. Como vc própria falou, o reconhecimento de todo o seu talento e sua arte só foi reconhecido anos mais tarde e mesmo assim muitos brasileiros nem sabem quem foi esse grande artista. Infelizmente nesse país não há a devida valorização para a sua história e para seus artistas e isso é visível até hoje. Só o seu blog mesmo para homenagear esse mestre fabuloso e NACIONAL hehehehe!!

Um grande beijo e aguardo ansiosamente pela próxima postagem!!!

Te Amo!!!!!

e obrigada pelos selinhos!!!!

Bjossss

Mona Lisa disse...

Olá Walléria

Mais um post de qualidade!

Obrigada pela partilha.

Pena que muitos artistas só sejam reconhecidos depois da sua morte!

Obrigada pelos selinhos.Breve serão publicados.

Bjs.

Irene Moreira disse...

Querida Wall, é sempre gostoso e gratificante receber sua visita e principalmente com comentários que nos enchem de emoção e nos trazem mais energia para continuarmos divulgando nossas mensagens. Obrigado pelos selinhos , adorei!!! Já estou levando e em breve estarão no meu blog.
Bjs

PATRICKÍSSIMO disse...

Olá Waléria...

Grato por mais um selo. Já peguei e já coloquei no metro quadrado das artes.

Estou me transformando em um verdadeiro filatelista!

Abraço.

Estive por aqui.

Marie Luna disse...

Val, obrigada pelo seu recadinho no blog... Queria avisar que mudei o endereço, pois eu mesma estava me atrapalhando na digitação. Ficou mais simples agora:
www.baudamarie.blogspot.com

Quando der, passe lá!
Beijos da Marie

Vanessa B. disse...

O Aleijadinho tem um lugar especial na minha vida: foi através dele que desenvolvi minhas primeiras considerações sobre arte, qdo eu era criança e aprendia sobre mineração e Minas Gerais... A superação de suas dificuldades foi outro fator atrativo. É sem dúvida, motivo de orgulho suas obras como patrimônio de nossa nação! Valeu por me trazer à tona esse grande artista!

Luma D. disse...

Oi Waléria.
Obrigada pelos selinhos,já estou levando...

Beijo =)

antonior disse...

Olá, Waléria,

Belo "post"!
Fiquei interessado em ver melhor as esculturas e abri a foto em tamanho maior. Melhorou, mas ainda assim vou fazer uma busca. Estimulou-me a curiosidade.

Obrigado pela informação.

Um abraço

Felipe Rezende. disse...

olá queria wal, passanod pra retribuir a visiita que me fez a um bom tempo atras, e o cooração, aa esse contiinua beem mal, o texto, a musica, o video, de nada me adiantou, ee agora to leevando, ando beem sem animo, e hj intera 2 meses do meu avô. :/
ée as coisas tao se ajeitaando, ee mh inspiração pra escrita ta se esgotando, comecei a ler as crinicas de narnia eh to amaando, espero q me de inspiração.
o seu texto como sempre peerfeeito.
bjoo.
se cuida
Felipe

Ballet Coppélia do Brasil disse...

Seu blog é muito interessante... Realmente é muito triste que muitos gênios da arte só sejam lembrados quando não estão mais aqui conosco.
Parabéns pelas postagens!
Ficaríamos honrados se seguisse nosso blog e nos fizesse uma visitinha.
Atenciosamente.
Equipe do Ballet Coppélia do Brasil.
www.balletcoppeliadobrasil.blogspot.com

Jackeline Depp disse...

Olá querida Waléria!
Infelizmente só damos valor quando perdemos um "tesouro"...
Precisamos mudar de atitude rapidinho!
Abração de urso!!!
Jackeline
www.johnnydeppmadness.blogspot.com

Pixel disse...

Muito obrigado por suas destinções e selinhos com que me presenteia!!!
Fico muito feliz por me sentir tão acarinhado!!
Muito obrigado por toda a simpatia e atenção!!

Até breve.

Canteiro Pessoal disse...

Bela mulher. Agradeço pelos novos selinhos, também, para dizer-te que estou enamorando tempos esta foto que colocastes de Ricardo Massucato, será que poderias me enviar? Deixo-te meu e.mail; pri_caliga@hotmail.com, caso tiveres orkut me add, estou no nome Priscila Cáliga. Bem. Vou indo, mas voltarei outro dia para falar sobre seu escrito.

Beijos mil

Priscila Cáliga

mariabesuga disse...

Tal a curiosidade que fui fazer uma busca e fiquei a conhecer um pouquinho mais deste trabalho e do seu autor e da sua história de força de vida...
Assim os seus intentos se vão cumprindo e seu trabalho se revela cada vez mais a jeito do que são seus objectivos expressos.

Um beijo Waléria

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, amiga! Sabes o que penso dessa postagem, não? Sou meio suspeita pra falar...É uma de minhas paixões. Muito bem desenvolvido.

Peguei todos os selinhos, obrigadíssima!

Beijão, Walzinha.
tais luso

Anônimo disse...

Querida Waléria!
Postamos um vídeo no Blog que temos certeza de que, como admiradora de Jazz, vai gostar muito!
Atenciosamente
Equipe do Ballet Coppélia do Brasil
www.balletcoppeliadobrasil.blogspot.com

Jackeline Depp disse...

Esqueci de te dizer: "Pega lá no Blog o nosso award, pois vc merece, tá bom?
Ótimo feriado!
Jackeline-Curitiba-PR
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

Irene Moreira disse...

Olá Wall, obrigado pelas palavras sempre carinhosas que deixas em minhas postagens. Saiba que para mim vale muito e o que aprendo muito vindo aqui em seu cantinho é que a arte de escrever é tanto quanto a arte de pintar, temos que usar os nossos sentimentos do fundo da alma e aí sim tudo fica lindo colorido e enche de beleza aos olhos de quem lê. Beijos amiga e que continuemos sempre nos visitando. E só para terminar estou aguardando ansiosa a sua nova postagem. Mais beijos... tchau....fui

Unknown disse...

Oi amiga!
Passei por aqui pra te dar um beijo e ver quais suas novidades...e aprender mais sobre arte também, não é? :)

Beijão!!

wallper.lima disse...

Obrigada Irene pelo carinho, isso faz mto bem!
Bjocas.
Wal.

wallper.lima disse...

A todos que deixaram comentários, agradeço imensamente pelas palavras, pela compreensão, e pela troca de informações.
Bjos.
Waleria.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Muito bom, também estou terminando de escrever um post sobre ele. Está muito bom.Conheço as suas obras de perto.
saudações Florestais !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...