quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Frida Kahlo (Magdalena Carmem Frida Kahlo Y Calderon)- México 1907/1954.



Lutar para viver, viver para não morrer, essa foi à trajetória de vida, de uma artista que teve um destino sofrido, feito de perdas irreparáveis, mas que foram amenizadas com a dedicação a pintura, de uma forma tão verdadeira, onde a realidade de sua vida está pintada em cada tela, de uma forma clara, sem que tenhamos que imaginar o que ela quis passar com aquele tema pintado. Pois basta conhecer sua vida, e passamos a ver Frida Kahlo em cada tela. Como se fosse um livro autobiográfico.
Título do quadro: As duas Fridas.

Frida começou praticamente a pintar, quando estava se convalescendo de um acidente que ocorreu, entre a colisão de um bonde e o ônibus, quando seguia da escola para casa, onde ficou gravemente ferida. Isso acontece com várias pessoas que passam por momentos difíceis, e dentro desse baixo padrão vibratório, procura uma forma de ajuda, de bem estar, para compensar, e sentir a necessidade de emergir.
Foi assim que Frida começou a ver na pintura, sua maior forma de expressão, e de repente deixar em suas telas: - suas angústias, deficiências, suas perdas e sua dedicação a política.


Frida teve poliomielite, que a deixou com o pé direito deformado, sofrendo várias cirurgias, tendo que amputar vários dedos. Mais tarde com problemas na coluna, teve que operar 7 vezes, ficando praticamente numa cadeira de rodas. Depois teve que amputar a perna direita até o joelho.
Em uma de suas exposições, teve que comparecer numa cama.
Frieda tentou ser mãe várias vezes, mas não conseguiu.



Frieda foi uma mulher que viveu à frente do seu tempo, onde as diferenças não existiam. Lutou como mulher e por seus direitos. Tornou-se membro do Partido Comunista Mexicano. Atuou como professora na Escola de Arte “La Esmeralda” em 1943, onde procurou passar para outras pessoas, tudo aquilo que sabia, e nos deixou como herança:
- determinação, perseverança e confiança, num ato de amor e fé.
Título do quadro: O Veado Ferido.

22 comentários:

Irene Moreira disse...

Wall como fico feliz em ler cada uma de suas postagens onde temos uma lição de vida conjugada com a arte. História dramática de Frida Kahlo onde temos em suas telas a dor dando um espetáculo de tristezas e alegrias da vida de uma artista.Parabéns mais uma vez!!! Sou fã de seus artigos. Beijos

Irene Moreira disse...

Oi Wall fiquei tão envolvida na história da Frida que acabei não te parabenizando pela tela de Picasso em seu banner. Ficou maravilhoso, lindoooo, ficou d+. Beijos

Beto72 disse...

Ola Wall

Já percebeste que a determinação, perseverança e confiança são atingidas justamente por aquelas pessoas que passaram por enormes dificuldades sejam elas, físicas, emocionais ou financeiras. Os que sobrevivem e continuam navegando são os que se tornam mais aptos a continuar a luta pela vida.
Abraços

Nônô disse...

Olá Valéria

Gostei do novo visual do seu cantinho.
Parabéns por este trabalho!...
Devo confessar que as primeiras pinturas que vi de Frida Kahlo, não gostei, achei muito pesadas, muito sofridas.
Mas com o tempo e à medida que ia sabendo mais desta artista, passei a admirá-la e a entender o porquê da sua pintura.
Segundo os especialistas, esta grande mulher que teve uma vida de tanta luta e sofrimento, terá padecido de uma das doenças da actualidade..." A FIBROMIALGIA" no nível mais elevado.
E os pontos do corpo que ela assinalava através da sua pintura, são hoje conhecidos como pontos de diagnóstico desta doença.
Infelizmente eu também os conheço bem.
Um abraço e
Bom fim de semana...

Jackeline Depp disse...

Passando pra deixar um ótimo final de semana guiado pela paz e amor de DEUS!!!
Abração de luz!
Jackie
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

kurkineva disse...

A dor e o sofrimento sendo superados, isto é uma grande lição de vida. Mas para mim, o que realmente importa é sermos sensíveis para compreendermos cada etapa de nossas vidas e aqueles que nos cercam. A natureza é linda e cheia de mistérios, expressarmos isso através das nossas obras de arte é realmente fantástico.
Um abraço.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Waléria

Cada postagem sua é uma maravilhosa aula da história da arte e de seus mestres. Esta, além disso, mostra uma lição de coragem e amor à vida. Uma mulher que transformou cada um de se seus sofrimente em beleza que legou à humanidade.
Parabéns, minha amiga.
Beijos e bom final de semana.

Te lo digo con amor disse...

Ola Wall
amiga querida, como vai voce?
Paso a dejarte mis cariños. Tu blog es siempre apasionante!!
Gracias por estar presente.
Un abrazo desde Argentina

Donagata disse...

Uma mulher admirável que se sublimou na sua arte. Tive oportunidade de ver uma exposição com obras suas que esteve em Lisboa no Centro Cultural de Belém e fiquei a conhecer um pouco melhor o que já sabia da sua vida. Aprendi também a apreciar melhor a sua arte.
Foi publicado um livro, aqui em Portugal de escritos seus. Eu já comprei mas ainda não li.

Já agora, qual era mesmo o título do livro sobre Leonardo da Vinci que você me disse que procurava?

Só falta dizer que, como sempre faz um apanhado preciso e esclarecedor sobre o assunto em questão.

Beijão.

Bruno Cardona disse...

Olá, muito obrigado pelas suas lindas palavras no meu blog.´É bom ver alguem dar valor a nossa arte voce tem esse dom. O seu blog, como sempre com muito bom gosto no que mostra e ate ensina.
Tudo de bom.
Bruno Cardona

Carla disse...

Oi amiga, obrigado pela preocupação, mas está tudo a correr bem, o tempo é a única coisa que esta meio complicado para mim. Não estou conseguindo fazer nada do que mais gosto, mas agora vou ter uma semaninha de férias e quero ver se consigo colocar algumas coisas em dia, principalmente a conversa com os amigos. Só para voce ver são 5.30 da manhã e só agora vou dormir. A história da gripe não esta a facilitar nada, o trabalho aumenta muito e faço muitos serviços, vai ser um inverno duro. Beijão

Vivian San Juan disse...

Olá Dinha!!!

Já conhecia um pouco a história de Frida Kahlo através do filme recente e tb das suas obras... e realmente a história dessa mulher é fantástica!!Ela encontrou forças para superar todas as tragédias da vida e começou a pintar de uma forma única e inigualável!! Suas pinturas retratavam ela mesma, da forma q ela era ou que ela gostaria de ser. Acho que de todos os pintores até hoje, a Frida, foi uma das primeiras a mostrar diretamente sua imagem em todas as suas telas e foi isso que a tornou uma das pintoras mais famosas do mundo!!!

Parabéns por mais uma excelente postagem!!!

Um grande beijo!!!

Ana Oliveira disse...

Valéria

Um belo post a divulgar uma grande mulher na arte e na vida. A sublimação do sofrimento através da actividade criativa é uma forma de esperança e um grito de alerta.

Obrigada por tudo o que colho e aprendo através das suas postagens.

Um beijo

Ana

mariabesuga disse...

Walléria, tem no meu espaço um selo/prémio que lhe atribuo por eu própria achar que "vale a pena ficar de olho neste blogue". Aceite-o porque é merecido.

http://mariabesuga-extras.blogspot.com/2009/09/selo-vale-pena-ficar-de-olho-neste-blog.html

é um espaço que criei de propósito para estas coisas de selos e desafios a que não dava importância só os guardando e pronto. Agora neste espaço têm lugar de direito próprio e está tudo bem.

Beijinho Walléria.
Dias Felizes!...

Mona Lisa disse...

Olá Waléria

Voltei!

Gosto imenso da pintura de Frida. Aliás já lhe dei destaque no meu blog.

Bjs.

Lisa

antonior disse...

Waléria,

Os meus cumprimentos pelo destaque a essa figura impar no trabalho que nos deixou e na personalidade com que se afirmou humana, mulher e força.

Beijinhos

mariabesuga disse...

Frida Kahlo é exemplo de mulher força determinação coragem e horizontes largos. Depois ou a partir de todo o sofrimento, a força para renascer de que nem todos são capazes e é uma das maiores demonstrações de vitalidade interior e até de sensibilidade.
A sua história de vida faz-se disso mesmo e muito bem estruturada aqui Waléria. Aliás a isso nos habitua este seu espaço onde a cada novo post melhora o que também já não nos admira.

Beijinho Waléria
e
Parabéns por seus trabalhos.

Canteiro Pessoal disse...

Val. Ave Rara. Que história de tremer os ossos. Exemplo de vida. Preciso ficar em silêncio diante do que li. E confesso, me aguçastes ir mais fundo por conhecer desta mulher. Obrigada pelo post.

Beijos mil

Priscila Cáliga

Vane Aguiar disse...

Sou apaixonada por arte, por isso ameeeei a intensidade do seu blog. Ja estou te seguindo com certeza!

Parabéns...
P.S. Amei o Gernica no topo...

Me visite quando puder
http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

Abraços

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Wal, a obra de Frida Kahlo é linda e sofrida. E inconfundível justamente porque, na maioria de suas telas - ou nas mais importantes -, ela está como protagonista. É seu sofrimento em relato. Bela postagem.

Um beijo
Tais luso

Anônimo disse...

Oie!! Obrigada por ser minha primeira seguidora, fiquei muito feliz! Afinal, so estou comecando. Sou sua seguidora sim...Seu blog e tuuuuuudo de bom. Super criativo, inteligente, delicado, enfim, riquissimo.
Kauai e tudo de bom, todos os dias acordo, olho para o ceu (quase) sempre azul e o mar com agua sempre transparente e penso... "estou no paraiso".

Anônimo disse...

Parabens pelo aniversario Waleria! Que seus mais desejados sonhos se realizem!
Meu filho Ryan tambem faz 4 anos no proximo dia 19.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...