sábado, 6 de junho de 2009

VELÁSQUEZ ( Diego Rodriguez de Silva y Velásquez ) - Espanhol - 1599/1660

Infanta Margarita - 1654


A arte é uma forma de expressão, onde cada artista deixa sua marca, e hoje quero falar sobre Velásquez, pintor barroco, cuja pintura se define em uma grandeza de detalhes e de uma perfeição quase fotográfica.
Sua família percebeu sua vocação, e ainda jovem Velásquez foi levado para estudar com Francisco Pacheco que ensinou o estilo do artista Caravaggio, onde suas características principais estão no realismo, tratamento de uma luz sombria e de tons escuros.
A personalidade do seu mestre Pacheco, era tida como um pintor medíocre, mas teórico interessante, e sendo assim forneceu a Velásquez uma sólida formação técnica, e acesso a um meio que revelou-se valioso para sua profissão. Pacheco encarregou Velásquez, em sua primeira viagem a Madrid, de encontrar Luís de Góngora, o poeta, e de fazer seu retrato. Durante a viagem na companhia do poeta Francisco de Rioja - membro da Academia Sevilhana de Pacheco foi apresentado a Gaspar de Guzmán, conde-duque de Olivares, também Sevilhano. A partir daí
Velásquez tem acesso as coleções reais.
Em 1623, um ano depois da morte de Rodrigo Villandrano, um dos cinco pintores do rei, Felipe IV, encomenda a Velásquez seu retrato, e o nomeia “ pintor real”.
Velásquez era um artista que buscava no estudo a perfeição. Em 1629, foi a Itália onde estudou a arte da antiga Roma e aperfeiçoou sua técnica de pintar nus. E quando retornou a Espanha colocou em prática tudo que aprendeu. Produziu uma série de retratos como a
Rendição de Breda (1634), que dizem ser uma das mais belas pinturas históricas do mundo!
Em seus feitos, temos o retrato do Papa Inocêncio X, também paisagens, e Vênus no Espelho, o único nu feminino, que lhe é atribuído.
Em suas pinturas encontramos riqueza e brilho, até então nunca vistos. Buscava mostrar os detalhes de cada modelo. Sendo que seu diferencial era não prender-se apenas ao cômico ou ao grotesco dos personagens, retratando todos respeitosamente e destacando a individualidade de cada um !

Aqui termino a minha postagem com o quadro – ‘As Meninas ‘ – que para mim Velásquez foi divino, pois nesta obra ele utilizou sua iluminação característica, riqueza de cores, traduziu um auto-retrato, e sua técnica de quadro dentro do quadro, em perfeito realismo!



Na minha próxima postagem vou expor sete quadros meus, onde peguei uma das meninas (a que está dentro do circulo vermelho) e trabalhei em cubismo – até lá.

24 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Waléria

Na minha humilde opinião acho que Velázques procurou em seus "retratos" destacar a personalidade de cada um.
Os seus auto-retratos têm vida.

Bjs.

Lisa

Thah disse...

Oii q legal aki, adoro arte ^^.. te convido para conhecer o mynothing.zip.net, lá vc encontra muitas coisas para blog, como templates gratuitos, gifs animadas, tutoriais de efeitos no photoshop, backgrounds, psd's, cursores e muitas outras coisas para enfeitar seu blog! - Encomendas de lay a partir de 4,00!! - Confira! Beijinhu'z e obrigada pela atenção, teh+

Carla disse...

Amei sua entrada e vou ficar ansiosa por ver os seus 7 quadros.Obrigado pelo premio mas não sei qual é, depois me diz. Beijão

PATRICKÍSSIMO disse...

Velásquez é um verdadeiro Titã na pintura!

Grato pelo presente! Abraço.

Estive por aqui.

Valter disse...

Olá minha amiga Waléria, obrigado pelo premio, bom domingo de alegrias e paz. Abraços Valter.

Vanessa B. disse...

"Velásquez era um artista que buscava no estudo a perfeição.[...]aperfeiçoou sua técnica de pintar nus."

Nada mais cru, que o corpo nu, nada mais perfeito... Nenhum desafio tamanho para quem busca a perfeição! Na forma, no tom, no gosto da imagem, o corpo tem alma na tinta, a tinta que o pintor tem.

O corpo é sagrado.

Adoro vir no seu blog, tô sempre conhecendo gente nova! "Poço de cultura", como dizem!

Bjs, e MUITO OBRIGADA pela dedicação no seu blog!

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Wal, obrigada pelo selinho e pelo carinho. Estou levando, porém depois deste belo texto sobre Velásquez, fico esperando teus 7 quadros!

beijão, amiga
tais

Donagata disse...

Gostei, como sempre, das suas informações, neste caso sobre Velasquez.
É um pintor que conheço razoavelmente pois já tive oportunidade de ver as suas obras mais carismáticas, por mais do que uma vez no museu do Prado, em Madrid. É o caso da "Rendição de Breda" , "As Meninas" e outros menos conhecidos. Ele foi retratista...
Vi também em Londres na National Gallery "Vénus ao Espelho" Em Sevilha, há já muitos anos, na Casa Velasquez vi também algumas obras suas das quais não recordo o nome.

Agora fico ansiosa à espera é dos seus...

Obrigada pelos miminhos. Vou colocar no blog.
Beijos

SimLimaGLS disse...

Querida Amiga,

Fiquei muito emocionada com sua homenagem. São pessoas como você que fazem este planeta mais lindo. Desculpe a ausência de postagens, mas prometo logo voltar à ativa. Muitas coisas aconteceram nestes últimos dias, infelizmente nem todas boas. Mas já tudo é passado, e hoje você me deixou realmente feliz.
Obrigado!!!
Mil beijos...

Canteiro Pessoal disse...

Oi Ave Rara, pois é, ando mesmo sumida, mas não me esqueci de ti e de seu espaço que tanto sou edificada. Estou precisando de mais 24 hs, rs ! Aqui estou, numa fase de muita leitura e trabalho intenso, pois ando em atendimentos na educação inclusiva, demanda delicada e que ocupam muito do meu tempo, a final de contas, as teorias muitas vezes nos deixam de cabelo em pé, pois são síndromes de síndromes aparecendo e requer empenho por mais conhecimento e estar com um olhar clínico trilhando no diferencial. Cada ser tem sua particularidade e o mesmo remédio não serve para outros.
Bem, passo para agradecer seu presente e que voarei por aqui no muito comentar breve, a propósito, amei este trecho... 'a arte é uma forma de expressão, onde cada artista deixa sua marca', assim, encaixo as letras, todo aquele que escreve, pois procura deixar sua marca, perfil literário, sua alma.

Linda mulher, beijos mil !

Priscila Cáliga

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Wal

Encontrar este blog foi um prazer, acredite. Considere-me, a partir de agora, visitante assídua, pronta para aprender, acompanhar, desfrutar da beleza da arte que aqui você coloca tão bem.
Parabéns.

Dulce

Luma D. disse...

Oi Wall.
Obrigada pelo selo, já estou levando... Tem alguma regra ou não é necessário repassar? Qualquer coisa me avise.
Vou aguardar a exposição de seus quadros ansiosa.

Beijos =)

Luma D. disse...

Oi Wall, não tem problema não, já deletei 1. Você percebeu que o link da imagem tá quebrado? Se você tiver ele é só me enviar que arrumo no plugboard.

Beijos =)

Capital Inicial - A melhor banda do Brasil! disse...

Seu blog está ótimo! Adorei aqui. Bom não sei, mas se você gostar de Capital Inicial, passa lá e faz uma visitinha!
beijos

Beto72 disse...

Oi Wall

Obrigado pelo Selo, já está em seu lugar no meu blog. Estou esperando ansioso pelos sete quadros.
Um abraço
Bernardo

genial disse...

hi there :)
greetings from Jakarta Indonesia.
have a great day to you :)

Capital Inicial - A melhor banda do Brasil! disse...

Oi Waléria!
Nossa que bom que vc gosta de Capital!
Olha já te linkei, se der me linka também, seu blog é muito legal, vou voltar sempre!
beeijos
Laura

O Profeta disse...

Um areal morno acolheu
Teus passos ávidos da chegada
Caminhas na procura das marcas
De uma espera desencontrada

Calmaria!
A bonança reivindicou o Sol no celeste
Uniram-se os pedaços de rasgada vela
Tua alma retomou o sonho adiante


Boa semana


Mágico beijo

Mona Lisa disse...

Olá Waléria

Tenho no blog um selinho que gostava que levasses.
Tem regras, mas se não as quiseres seguir leva-o à mesma, pois acho que o teu blog tem glamour.

Bjs.

Unknown disse...

Olá! aqui é o Ticiano (primo do Celso)... desculpe se eu não deixei um comentário antes.... Muito legal o seu Blog, realmente é uma mão na roda para quem ama Arte!... está de parabéns
Abração
Ticiano

wallper.lima disse...

Oi Tadeu! Desde já agradeço sua visita ao meu blog, e por gostar...sinta-se a vontade, e apareça sempre. Tentei entrar em contato, mas não abriu .
Abraços.
Waleria.

Vera Martins Itajaí disse...

Olá Wall,tudo bem?
Parabéns pelo Blog!
Não sei como faço para votar!
De vez enquando passeio pelas tuas artes maravilhosas!
Bjs
Vera

Fabiano (LicoSp) disse...

Cada dia aprendendo muito com seu blog.. cultura e arte, algo q falta muito para os seres humanos.

Ahhh, vc comentou uma vez no meu blog q tinha algo pra mim aqui no seu blog? Uma surpresa... num achei... ou será q entendi errado?

bjinhos do Lico
Boa Semana

Luciane Schramm disse...

Olá, te agradeço pelo comentário no meu blog, adorei ter te encontrado, espero que me visites sempre, também te visitarei...grande abraço!!! LÚ!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...