terça-feira, 27 de outubro de 2009

AQUARELA, técnica fascinante de pintar



Aquarela: Pintada por Waleria Lima


Quando olhamos para nós mesmos, e enxergamos aquele que se encontra camuflado num corpo estranho, temos a nítida impressão que somos realmente como a própria natureza, e que por trás de nossa janela, existe a luz do sol, e tudo é belo de fato lá fora; e ora nublado encobrindo o azul do céu ...e tudo é visto de outra forma, e assim somos nós!! Então por que tantas cobrança se somos vulneráveis a todo tipo de mudança? Por que nos cobramos tanto, se de fato somos o que a escritora Cecília Meirelles deixou bem claro em sua poesia: “ Ou Isso ou Aquilo”?
Você deve estar a se perguntar o porque de tudo isso, mas fique calmo! É que hoje vou falar de uma técnica fascinante de pintar, e o mais antigo processo artístico que se conhece. Suas cores são apresentadas em matéria pastosa acondicionadas em bisnagas de chumbo. Há também as mesmas cores em pastilhas duras, para serem dissolvidas por meio d’água. Tem particularidade vantajosa de ser misturada a uma infinidade de outras tintas aquosas, como: guache, tintas vinílicas, anilinas, ao nanquim, a ecoline, a tinta acrílica, além de possibilitar muitas outras. Já sabe o que é?? Tá boooom, vou falar: - AQUARELA - Essa técnica de pintura fundamenta-se na sua extrema simplicidade de meios; esta simplicidade, no entanto é aparente.


Entre os artistas e mestres genericamente a aquarela é considerada como gênero mais difícil, entre todos os outros processos conhecidos. Realmente existe verdade nesta afirmação, aliás, sabemos nós que tudo “aparentemente” mais simples, acaba tornando-se mais complicado, talvez por exigirmos muito de nós, e exagerarmos na dose.
É comum ouvir: - o difícil é a mistura das cores; realmente concordo que é difícil, entretanto para quem pouco ou nada sabe do ofício.
Se não conhecermos por experiência o comportamento das diversas cores e gamas cromáticas, no que tange justaposição das mesmas que em paralelo fornecerão um segundo efeito harmônico, então jamais poderemos terminar satisfatoriamente uma paisagem, uma natureza morta... Resumindo, sem técnica o pintor não saberia o que fazer das tintas.
O artista precisa ter resistência, persistência e força interior afim de poder superar as fraquezas até a meta a que se determinou!! Estes são os princípios fundamentais da arte... insistir, não desistir jamais!! Por isso hoje, eu entendo que mesmo quando cometemos um erro realmente grave, podemos tirar proveito dele de diversas maneiras. Além disso, a própria tentativa de corrigir os erros eventuais, e através destes fazer descobertas interessantes e inestimáveis lições. Soluções que o tempo jamais seria capaz de ensinar.
A aquarela é praticada com meios absolutamente inversos aos da pintura a óleo. Na pintura a óleo as tintas são levadas a tela em camadas densas sobrepostas, reservando as “luzes” para o final; já na aquarela, as luzes deverão ser levadas em consideração de início, representadas unicamente pelo fundo branco do papel (pois a cor branca não existe, já que as cores são transparentes) de preferência granulado e áspero, pois assim as tintas aderem adequadamente.


O tributo da pintura a óleo é a opacidade. Ao inverso, na aquarela devem sobressair suas vistosas cores translúcidas.
A aquarela é um meio de expressão delicado, e transparente, que exige rapidez, sem se ater as minúcias, e sem sobrepor a tinta para retoque, por isso, o motivo de tantos estudos.
Quando vemos uma aquarela pronta, não imaginamos quantos segredos cabem nesta técnica aparentemente “fácil”. Então eu pergunto: - Você sabia que ao secar, a aquarela perde a metade de seu colorido? – Então!! Por isso um esboço que pareça vivo se tornará pálido e esmaecido quando acabado.


A aquarela apresenta um bonito efeito de transparência porque nela se utiliza pequena quantidade de cor diluída em muita água. Com a evaporação, o papel branco ou amarelado adquire a luminosidade: a luz se reflete por meio da transparência da tinta. Pode-se no entanto, aplicar outras camadas de tinta, até obter uma coloração mais forte.
Você deve estar pensando: - engraçado, ela disse que se deveria evitar a sobreposição de tinta para retoque... e agora.!?!
- Correto!!! A medida que se pintam novas camadas, a transparência da aquarela vai desaparecendo e sua luminosidade pode se anular por completo, e este é o problema...por isso, o esboço seja tão importante , para alcançarmos a meta do ideal sonhado, e a chave deste segredo. “Talvez”, seja desnecessário dizer, é “a paciência”!! Quando estiver pintando o céu de uma paisagem, lembrar que devemos pintar com tonalidades bem mais escuras, afim de obter uma tonalidade geral mais exata depois de seca a aquarela. Desta forma evitaremos os retoques, os quais sempre tendem a subtrair o brilho da tinta original, anulando por sua vez seus distintos pigmentos.
Um dos aspectos fascinantes do trabalho com aquarela é que você pode criar efeitos não só acrescentando tinta, mas também removendo-a com uma esponja ou pano úmido.
Aquarela - Pintada por Waleria Lima

Resumo dizendo que a aquarela é a forma genuína de captar e esboçar de forma rápida espontânea e com segurança aquilo que queremos eternizar!
_ Que tal começar agora o esboço de uma paisagem por meio de figuras pinceladas, que constituirá mais tarde um manancial a recordar, cheio de saudade, de um momento que “talvez” nem mais volte a se repetir?!?

48 comentários:

Lisboa disse...

Querida Wall, estava sentido falta de sua passagem, sempre interessante, no meu blog.
Fico feliz que o post de hoje a tenha levado lá "onde o tempo não pára..."; postarei mais desses!
Gostei muitíssimo não só da bela lição sobre aquarela como , também da própria aquarela que embeleza o seu blog logo no início: "Superdomingo" de Philip Jamison . Linda, linda!!!
Bj

kurkineva disse...

No momento, tenho feito muitos trabalhos com a técnica de aquarela, e foi através de um trabalho que realizei este ano que decidi cursar artes plásticas ao invés de artes visuais no próximo ano lá na minha escola.

Beijos.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Waléria

Estou passando apenas para pedir a você que vá ao Em Prosa e Verso retirar um prêmio para o Wallarte, um blog que considero VIP pelo incrível conteúdo, portanto merecedor.
Volto mais tarde para ler sua postagem e comentar, com muito prazer.
Beijos

Mona Lisa disse...

Olá Waléria

Os meus parabéns!
Fiquei encantada ao ler o teu post.
Descreveste a "aquarela" de uma forma tão poética que te senti a "pintá-la"

As tuas aquarelas estão LINDAS!

Bjs.

Lisa

Lu Maria disse...

Olá, Wall! Vim pegar o selinho, mas, pra variar, não encontrei. Ajudaaaaaa! Rsrs.
Logo volto aqui pra te ler.
Bjos e mto axé.
LU MARIA

Andradarte disse...

Olá...Aqui estou não só retribuindo a visita, como dizer-lhe que tem um Blog
fantástico.Eu sou muito amador e vou aproveitar as suas dicas de perspectivas
pois falta-me técnica.Irei voltar para
me fazer seguidor
Beijo

DIABINHOSFORA disse...

Olha que bom, vem mesmo a propósito este post sobre pintura de aguarela! Minha filha está neste momento a treinar esta técnica de pintura.
Linda a primeira aguarela que aqui aparece...parabéns:)

Beijo

KIRA disse...

é sempre com alegria que visito seu blog. os trabalhos muito interessantes denunciam um talento superior que tenho mostrado aos meus alunos, principalmente aos que gostam de aguarela (técnica difícil, sim!). são lições que muito servem e que agradeço.
um beijo de parabéns para ti.

e obrigado.

Priscila Almeida disse...

Olá Waléria, td bem? Indiquei vc para ganhar o selinho "Meme", tá lá no blog junto com as regrinhas pra postar!! Espero que goste!!Obrigada por ser minha seguidora!! Bjos!!
http://prinkgirl.blogspot.com/

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Waléria
de volta, agora com mais calma, somando conhecimentos na leitura de seu ótimo texto, excelente aula, sem dúvida, e deliciando meus olhos em suas aquarelas. Aquarelas sempre me encantam, pela suavidade das cores, pelos tons e sobretons, pela beleza que sempre encerram.
Como sempre, um momento lindo passado aqui neste seu atelier.
Beijos

Luciane Schramm disse...

Olá querida amiga, lindos seus trabalhos, e obrigado por nos transmitir tanto conhecimento, em suas postagens, de uma forma que parece poesia, suave,encantador. Um grande beijo...Lú!!!

Valter disse...

O artista
É o que arrisca...
Esse é o verdadeiro artista
É o que dá o que tem
A aquele que ainda não tem...
É um exemplo vivo
Que deve ser seguido
É o que usa do coração
Em detrimento da razão
É um ser diferente
Que sempre é gente,
Não necessita "camuflar"
Pois só quer a paz à todos levar
É um ser elevado
Com espírito iluminado,
Que vive sempre o presente
E com alegria nos passa o que sente
O verdadeiro artista
Reconhece o altruístra
Ele tem ciência que na divisão
É que está a real multiplicação!!!
Seu amigo Valter.

Luma D. disse...

Oi, Waléria.
Gostei das aquarelas, estão muito bonitas - e o texto, idem.

Seu nome está entre os top comentaristas de meu blog, quando tiver um tempinho passe lá pegar o selinho... E obrigada por estar sempre presente.

Beijos,ótimo fim de semana.

Te lo digo con amor disse...

Olà Wal
Muito interesante, instructivo.
Aquarela -coincido- è gènero mais dificil.
Yo prefiero los colores fuertes, vibrantes, del oleo o del acrilico, pero sè reconocer la belleza de una buena acuarela y las transparencias que se consiguen son ùnicas.
Muy muy lindo el blog!!
Besos de tu amiga Grace

Ana Oliveira disse...

Waléria

Olá

Tem no blog Paço das Artes um prémio que recebi e gostava que aceitasse, porque premeia os blogs "onde todos os dias se aprende algo novo" o que acontece com o seu espaço onde sempre encontramos novos conhecimentos partilhados de uma forma simples mas completa.

Até breve

Um beijo

Ana

Anônimo disse...

Ficamos muito agradecidos pela visita e desculpe-nos pela falta de contato, mas estamos atarefadíssimos com a apresentação de final de ano que será no Teatro Guaíra no dia 02 de dezembro.
Grande abraço e apareça sempre!
Equipe do Ballet Coppélia do Brasil

Anônimo disse...

Obs.:Realmente sua pintura é linda, parabéns!!!
Por favor, coloque mais o seu trabalho aqui...
Até mais.
Equipe do Ballet Coppélia do Brasil

Jackeline Depp disse...

Lindooooo trabalho querida amiga! Como sempre, muito detalhista.
Beijinhos de luz e aroma de flores silvestres!
Jackie-Ctba-PR
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

Rowena Aranrot disse...

Olá, Wall!

Retribuindo a visita e o carinho! Seu blog é sempre encantador e muito acolhedor... Parabéns! Beijos e bênçãos...

)O( Rowena

CANTO EN FLOR disse...

Hola Wal!

Llegar aquí es encontrarme con un universo nuevo en saberes, es muy dificil para mí hacerte comentarios pertinentes, así que sólo puedo decirte que me encanta leer y descubrir nuevos aprendizajes en cada una de tus publicaciones.

Saludos con cariño.

Vanessa B. disse...

Peço desculpas pela minha ausência em seu blog... Nunca mais escrevi nada no meu, assim atarefada e mais ouvindo que falando.
Suas aquarelas estão lindas! A primeira dá vontade de ficar parada meia hora tentando adivinhar a que essas coloridas formas pertencem, como incansável exercício de dar nomes às formas das nuvens...
Quero uma dessas na parede do meu quarto!

Parabéns pelo lindo trabalho!
Bjs

Irene Moreira disse...

Wall amei as suas pinturas e estou até copiando OK? Tudo parece fácil quando olhamos alguém pintando e também vendo uma tela pronta, mas veja quanta técnica a ser usada. Ainda vou tentar , um dia , pintar com aquarela... mas agora fica difícil me dedicar. Minha irmã fez um curso de pintura e já fez vários quadros muito bonitos e um deles ganhei de presente que é uma pintura abstrata de um copo , vidro de licor sobre uma mesinha, que coloquei na sala de jantar. Tudo isso só é válido se tivermos algum dom senão acredito que não sai nada que se aproveite. Agora me diga em termos de valor artístico uma tela pintada a óleo vale mais que uma em aquarela? Desculpe se fiz uma pergunta imbecil, mas fiquei curiosa. Parabéns minha amiga por mais uma postagem digna de um mestre.Beijos e uma boa semana

Kátia disse...

Ando em dias de reclusão dentro de mim.O ano está terminando e me pego pensando se o que fiz/faço até agora foi e/ou é bom.Me vi sucintamente em muitos trechos do seu (bem) escrito e ensaio um castigo por demorar tanto em vir.

Desejo que estejas bem.

:)

P.S:Suas telas...nem sei dizer de qual gosto mais.
;)

Bruno Cardona disse...

Olá, é sempre bom lêr as suas linhas no meu blog, obrigado e ainda bem que gosta dos meus trabalhos, eu , como sempre adorei as novidades aqui, gostei muito das aguarelas e a verdade é que mesmo que me esqueça de algumas tecnicas aqui vou relembrando algumas coisas, parabéns pelo seu excelente trabalho. Tudo de bom .
Bruno Cardona.

cristinasiqueira disse...

Oi Wal

Adoro esta coisa diluída da aquarela.
Às vezes escrevo assim...esmaecida.
Transparente,delicada,com tempera sublime.
Vou te seguir também
E te convido a conhecer a Querida Querubim no blog
www.cristinasiqueira.blogspot.com

Beijos,

Cris

Vivian San Juan disse...

Dinha... demorou, mas estou aqui!!

Li com calma cada palavrinha e achei muito boa sua aula sobre aquarela e suas técnicas!!! como vc disse as coisas aparentemente mais simples, são as que dão mais trabalho, porém tudo que dá trabalho, quando conseguimos chegar a um resultado positivo, o trabalho acaba parecendo que foi pequeno perto da grandeza de seu resultado.

Adorei a postagem!!!

Grande beijo e obrigada pelo comentário que AMEI lá no meu blog!!!!!

bjossss e ótima semana!!!!

Vivian San Juan disse...

Ahhh... esqueci de dizer no comentário acima: ADOREI OS QUADROS!!!! aos poucos vc vai expondo aqui os seus trabalhos e divulgando sua arte!!! Parabéns!!!!

Noemia Travassos disse...

Viva Wall,

Prosa poética, lições de vida, aula de arte... são sem dúvida reconhecidamente merecidos os selos de admiração que frequentemente recebe. Ler os seus artigos é sempre uma mais valia.
Parabéns Wall e p.f. continue o seu excelente trabalho não só nos post's mas também no desenvolvimento da sua arte. Enquanto lia o seu descritivo vinha-me à mente de uma exposição de Dali visitada no ano passado onde pude observar que ele utilizada as aguadas como rascunhos versus fonte de inspiração para realizar os seus trabalhos finais.

Um abração de Portugal

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Wall, são tantas coisas a dizer, que acho que o farei em post em meu blog. Obrigado por visitar-me, sinto-me hiper lisonjeado com isso e portanto, não há palavras para expressar minha gratidão por tornar-se minha seguidora. Para constar, sou Artista plastico, não de formação superior, mas formado na 'labuta'. Amo aquarela, passeio por 'essas aguas' quando dá. Gosto mais do que óleo. Seu espaço não é para ser 'deglutido' mas 'saboreado', o que farei inumeras vezes. Mesmo porque é denso, não no sentido pejorativo, mas de riqueza a ser desvendada, por nós.

Fique a vontade para retirar um dos ou os dois selinhos que fiz e dediquei aos novos amigos (olho e estrada), se desejar. Mas se permitir, prometo fazer um desenho, fotografar e transformar em um selinho para você. Não quero tomar seu espaço, e sinta-se a vontade para dizer 'meu espaço de selinho está lotado', ok?

Olha...ia dizer pouco e lá se vão liiiiinhas....
bjs Wall
Muito grato mesmo.
JC

Lisboa disse...

"E por falar em saudade, onde anda você..."
Um lindo fim de semana! Beijo!

Andradarte disse...

Estou sempre aberto a aprender com quem
sabe, pois foi assim que cheguei a fazer
alguma coisa.
Obrigado.Também virei mais vezes.
Beijos

Luma D. disse...

Oi,Wall.
Que fofura de selinho, muito obrigada.

O selinho que te indiquei é o "O teu blog merece ser filmado", mas também ofereço todos os outros que ainda não recebeu, ok?

Beijos

Vane Aguiar disse...

Perfeito o texto e amei tbm a aquarela. Estava com saudades de te fazer visitas!!!

Um grande abraço
Seu blog continua uma escola...

http://cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

Canteiro Pessoal disse...

Ave Rara. Perdoe-me pela ausência por aqui. Pretendo esta semana absorver em profundidade este teu novo post que de instância pincela ser arrebatador. Agradeço-te pelo selinho, achei mimoso e muito lindinho.

Abraços e bela semana flor.

Priscila Cáliga

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Wal, tudo bem?

Muito esclarecedor este teu texto. A aquarela é uma técnica suave e de muita leveza. E portanto agrada a muitos. Desde os tempos antigos era empregada nos rolos de papiro do Egito antigo e nas pinturas orientais sobre seda e papel, nas iluminuras da Europa medieval. Sedas ficam lindas com essa técnica aguada; é requinte.

Agradeço meu selinho, estou levando, guardando para abrir um blog dos mimos, mais tarde. Tua pintura está muito show.

Beijo. Amiga.
Tais luso

Pedro Marcelino disse...

Olá Waléria

Fiquei muito lisonjeado com o seu elogio!!! Obrigado!

Gostei muito do seu trabalho tanto de sua produção artística quanto de sua abordagem teórica a respeito da arte.

Virei seu seguidor também! Nos falamos por meio do blog! Até mais.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Virm respirar bons ares neste seu atelier e desejar-lhe um lindo dia.
Beijos

Claire disse...

ola obrigada pela visita no grupo de arteterapia.....tb tenho um blog com coisas q eu escrevo...obrigada!!

www.anatomiadopensar.blogspot.com

bjss

adorei seu blog....vou explora-lo melhor depois

Valter disse...

Pelo jeito meus e-mails não foram, mais uma parte vai pelo Blog.

Hoje, o dia amanhece sorrindo. O sol ainda nem nasceu ao certo, mas está ansioso pra ti dar um calor especial.
Ao abrir tua janela, sentirá o abraço do vento, e com certeza, em algum lugar, as flores vão sorrir para você.
Que linda é a vida, e, para que melhor do que nós mesmos sabermos o quanto é importante viver e fazer parte da vida de alguém. Alguém que se importa e compreende, alguém com quem você pode contar sempre, pois tem um coração amoroso e generoso, capaz de valorizar a si mesmo e aos outros.
Por ser você este alguém tão especial, agradeço a Deus o privilégio de neste lindo dia, amanhecer celebrando tua existência, pois sua amizade significa mais do que as palavras possam dizer, pois uma grande amizade abençoa os dias que temos para viver.
Que DEUS te abençoe minha querida amiga, com paz, saúde e alegria; e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, você possa contar com ele que é o verdadeiro amigo de todas as horas, e se os degraus da vida tiverem difíceis de subir, segura na mão dele que com certeza, encontrarás forças necessárias para prosseguir.
Feliz aniversário 'Waléria'
Valter.

kurkineva disse...

Estava passeando por aqui e soube que é seu aniversário. Um excelente fim de dia e um Feliz Aniversário!

wallper.lima disse...

Oi Valter, é maravilhoso receber um comentário deste no meu niver, agradeço imensamente, o carinho, e a lembrança...adorei!!!
Abraços.
Waleria.

wallper.lima disse...

Obrigada Kurkineva, realmente, meu niver é hoje dia 11 de novembro...valeu! Obrigada! E volte sempre...
Waleria.

Irene Moreira disse...

Wall Olá ... hoje é dia de festa!!!! è seu aniversário ...
Parabéns!!!
Fazer aniversario é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Um abraço forte e um grande beijo desta tua fã e admiradora.

Felipe Rezende. disse...

olá queria wal,a quanto tempo, não?!
dei uma sumida, mamãe nao está mt boa de saúde. :/
decidi dar uma passada e rever velhos amigos de blog. ^^
como estaa?
vejo q o blog está indo de vento em poupa, parabens.
se cuidaa, até mais.

Jesielli disse...

oi linda adooOoOorei seu BLOG!!
fofurete lindo de mais...
já to ate te seguindo,me segue tbm da uma olhadinha la no meu tbm tá muito lindo espero q vc goste,sou um pouco novinha aqui no blogs pot e quero fazer varios amigos espero poder contar com vc FLOR pra ser amg minha tbm...

mil´s beijin p´ra te, ta flor!!!

a e mais uma vez adoOoOoOorei seu blog.. BJos

Lisboa disse...

Wall, meus parabéns atrasados...válidos, porém, pois são felicitações repletas de bons desejos de muitas e muitas bênçãos para você! Que as "aquarelas" da sua vida tenham sempre as cores que você desejar! Beijo grande ,
Nereida

wallper.lima disse...

Adorei os comentários aqui expostos,e agradeço a todos de maneira simples e cheia de satisfação, por ter visto e sentido o quanto a aquarela é apreciada, entendida como uma técnica não tão "simples", (como nada nesta vida), e que a riqueza contida em cada pincelada, no trabalho das cores, em cada sombra, a procura incessante de aproveitar o branco do papel,a rapidez, é a forma mais correta de se obter um bom resultado.
Respondendo a Irene, digo que toda técnica realizada em papel é muito mais "vulnerável", do que em outros materiais. Pois o papel precisa de mais cuidados, por sofrer deterioração, no decorrer do tempo. Mas também devo dizer que dentro de cada técnica, o que mais importa é a "expressão única"(s/cópia).
Sobre meu niver, agradeço o carinho de todos.... adorei!!!!
Bjos.
Wal.

Carla disse...

Só agora reparei que não visito voce á muito tempo e o seu blog é um dos que mais me identifico, seus desenhos são diferentes, ousados, adoro o seu jeito. Bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...