sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Retratista – Rembrandt Harmenzoon Van Rijn(1606-1669) – Pintor-Gravador-Holandês -

Mestre da cor, do desenho, da gravura, mestre dos mestres - nascido as margens do Reno, junto a um velho moinho onde seu pai triturava trigo para que o avô assasse o pão, pertence a essência esquecida da Europa, que procurava a profundidade da realidade, pois buscava no próprio e inalienável mistério – quase sempre alienado – que sempre novo, e que retorna no escuro os múltiplos avatares de uma vida. -

Rembrandt, vive nos mais honrados cantos dos museus do mundo.  É mestre também dos que sentem como vocação a arte sobre qualquer outra atividade.  Desses cantos de sombra e honra, em seus mais de 60 auto retratos, os olhos singularíssimos do artista de luz íntima que emerge na névoa exterior, recordam quem os contempla a profundidade e a grandeza latente na palavra que resume e enuncia tudo que podemos ser.

 rembran6 Auto-retrato de Rembrandt em 3 momentos  -1629/1640/1669.

Rembrandt aos 7 anos, foi  enviado a escola de Latim, junto aos clássicos – Aristóteles e Homero, que aparecerão em suas obras. Aprendeu a  familiarizar-se com a bíblia, um dos escassos livros de sua biblioteca.

Em 1620 ingressou na Universidade, porém, meses depois reconhece que não desvia sua paixão fundamental e entra no atelier de um modesto pintor local, entre escassos méritos conta o de ter estudado na itália.  Talvez por isso Rembrandt nunca tenha tido o desejo de viajar a pátria de Leonardo.rembrandt1Retrato do filho – Titus -

Após completar 3 anos de estudo, segue para Amsterdam para sua instrução no atelier de “ Pieter Lastman” – especialista nos temas históricos e cenas bíblicas.

  Lá com seus 19 anos, depois de apenas 6 meses com Lastman, voltou a sua terra natal LEIDEN- (Cidade próspera e culta, onde desfilavam as embarcações carregadas de coloridos tecidos, elaborados na indústria local e de objetos exóticos vindos do oriente)como mestre independente, associado a Jan Lievens, já mestre pintor desde seus 12 anos.

  • A maior parte de seus trabalhos constitui-se de pinturas pequenas e com acabamento preciso sobre temas bíblicos e históricos, onde era rosalba_pealenotado de influência do seu segundo professor.       Rosalba Peale

Quando partiu pra carreira solo, passou a utilizar o efeito luz e sombra melhor do que ninguém; e este modo de pintar, tornou-se o seu principal meio de expressão.  Obteve grande sucesso local, e começou a ensinar, e por possuir forte personalidade, atraía bastante estudantes.                                                      

  • De sua paleta surgiu uma arte cheia de dourados, como é a apresentação no tempo, onde aparece surgir dos corpos.  E a lâmina de cobre batido nos deixou seu manifesto artístico e vital: um auto-retrato onde aparece o cabelo despenteado , aspecto desajeitado, nariz gordo e um olhar fixo para uma meta da qual nada, nem ninguém poderão afasta-lo.

Artista de tanta profundidade e de dilatado espaço interior.  O rosto  no nosso pintar, é drama, trajetória, passo singular da vida total, janela aberta ao mistério inexpressável.

220px-Saskia Retrato de Saskia -   Rembrandt além de tudo era um homem dedicado ao seu grande amor – Saskia – onde retratou várias vezes em suas telas, até mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida, onde desenhou repetidas ocasiões no leito da doença e do sofrimento:

  • Teve 3 filhos que morreram poucos anos depois de nascidos.Somente 1 sobreviveu – “Títus” -

Quando pintou a “ Lição de Anatomia “ – retrato de um grupo da sociedade de cirurgiões de Amsterdam, obteve a reputação de melhor retratista da época nesta cidade, Tornou-se rico e gostava de colecionar obras de arte. 250px-Rembrandt_Harmensz__van_Rijn_007

  •                                                          A Lição de Anatomia – 1632 -    Mas a sorte mudou quando Saskia morreu…  perdido, as finanças entraram em colapso.  Neste mesmo período sua arte ganhou em profundidade espiritual, a luz maravilhosa parecia vir do interior das suas obras. As sombras tornaram-se mais intensas e vibrantes. Suas pinturas passaram a mostrar calma e ternura, e a humanidade se achava representada pelo lado reflexivo.

Com o passar do tempo, casa-se novamente e tem mais uma filha – “Cornélia”, e com a morte da segunda mulher e do filho “Titus” que   morre pouco depois de ter casado, e deixado uma filha., – Rembrandt, asume a solidão, e Cornélia o acompanha até os últimos dias de sua vida.

Rembrandt foi e será um pintor especialmente lembrado como “Retratista” – dotado de uma enorme sensibilidade, dando a seus modelos dignidade e ao mesmo tempo não permanecia passivo diante de cada obra,  mas muito presente em suas interpretações!

6 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Wal, esta postagem é ótima, e o que mais chama minha atenção em relação a Rembrandt são seus inúmeros auto-retratos que, para capturar sua imagem usava dois espelhos, contorcendo o rosto em várias expressões e transmitindo estas expressões em seus auto-retratos.
Tornou-se, também, um mestre popular, por treinar seus próprios aprendizes. Desta forma seu atelier prosperou muito.

A obra que mais me encanta é 'A lição de Anatomia'.
Beleza de postagem, você trouxe um dos maiores clássicos.

Grande beijo
Tais luso

DensetsuWell disse...

O que mais me impressiona, é o realismo das obras de Rembrandt. Podem ser comparadas á uma fotografia...ou melhor, elas superam as fotos pois há um quê de sentiomento,ele capta as emoções...é impressionante.

Abraço Wall, Feliz Pascoa. ^^

Canteiro Pessoal disse...

Valéria, amei ler por aqui a história de Rembrandt.

Abraços

Priscila Cáliga

Eliana Lee disse...

A "lição de Anatomia" vai me lembrar pra sempre de uma releitura humorística feita pela revista Veja no auge do Impeachment do Collor. Eu era pequena, mas nunca esqueci...

MA FERREIRA disse...

Oi Wal...
Que perfeição as obras de Reembrandt.

Obrigada por compartilhar conosco um pouco da vida deste grande pintor.

Um beijo!

Ma Ferreira

wallper.lima disse...

Obrigada a todos os comentários. Adorrei escrever sobre este artista perfeito em seus traços, pintura, expressão. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...