domingo, 8 de janeiro de 2012

Coleção - Colecionadores

Por que será que certas pessoas colecionam objetos? Será que existe sempre uma estória por trás de cada coleção, ou simplesmente guardam por guardar os objetos que vão preenchendo espaços? – Mas vamos lá... o que leva um ser humano se tornar um grande colecionador? Dizem que a origem das coleções, é tão antiga quanto a espécie humana. Desde a pré-história, os homens primitivos colecionavam pedras, justamente por serem seduzidos pela forma ou cor. Essa antiga vontade de reunir objetos está ligada a razões intelectuais ou espirituais.

Na renascença, os mais abastados se interessavam por tudo que pareciam peculiar ou bizarro, formando diversos tipos de coleções.

Colecionar os objetos, não era uma coisa “simples”, nem para as classes mais pobres, tanto que até o sec. XVI, colecionar era privilégio de príncipes, onde os interesses se concentravam em objetos belos e preciosos, que poderiam aumentar sua fortuna e poder.

O jovem faraó – Tutankamon – colecionava cerâmicas finas, enquanto os príncipes e governantes acumulavam jóias e objetos de luxo, durante a Idade Média.

Com o florescimento dos museus na Europa e Estados Unidos, no sec. XIX – coleções particulares ou advindas da realeza passaram ao domínio público, tornando a arte popular e não mais restrita a poucos.

Por tudo que li, pude sentir que os maiores colecionadores são do sexo masculino, por acharem que o ato de colecionar está ligado a competição e agressividade. Isto explica porque na maioria das vezes, os homens adoram mostrar suas coleções e consequentemente o seu poder – enquanto as mulheres colecionam para o seu próprio uso ou fazem pouca questão de exibir seu acervo. Além disso, sabemos que o poder econômico estava ligado aos homens, o que deram a eles o interesse por itens mais valiosos.

Claro, que com o passar do tempo e de todas as transformações ocorridas no mundo, muita coisa mudou, quando falamos de homem/mulher – concorda? ...é certo que ainda não seja o ideal, mas...vamos caminhando... vamos lá...rsrsrs...

Em minha pesquisa sobre colecionadores e antiguidades, pude constatar que a maior parte, é do sexo masculino. Nos antiquários a clientela é principalmente formada por homens de classe A e B – com escolaridade superior – e faixa etária acima de 35 anos.

Além de obras de arte e antiguidades, em geral os homens tendem a colecionar:

_ relógios, canetas, armas, miniaturas de carros, trens, aviões, moedas, selos, ...

As mulheres se interessam por objetos de decoração como porcelana, bijuterias de época, bonecas antigas.... mas tudo é relativo...

Muitos colecionadores dizem que herdaram o gosto de colecionar de seus antepassados. Já outros dizem que este ato não vem somente pela educação ou cultura, mas também por complicados fatores psicológicos.

O que você acha ? _ Eu não sei... rsrsrs...se até Sigmund Freud manteve uma coleção de mais de 4.000 esculturas gregas, egípcias, romanas....

Seria uma realização pessoal ou apenas uma tentativa de preencher um “vazio”constante que existe no ser humano?

Sinceramente? Não quero saber... só sei que tenho minha coleção de miniaturas que exponho em minhas 2 cristaleiras de madeira escura e vidro transparente também pequena em minha sala, e você?

Site de uma colecionadora de bonecas de porcelana –

http://www.marabmi.com

Feira de antiguidades do Shopping Cassino Atlântico

Av. Atlântica – 4240 – Copacabana - RJ

Sabado 10hs – até 19:00hs

Tel – (21) – 2523-8709

Feira do Rio – Antigo

Rua do Lavradio –

Tel (21) – 2224-6693

Primeiro sábado do mês – RJ

Feira de Antiguidade da praça – Santos Dumont –(Gávea)

Tel (21) – 2548-9614 – 2257-2392


6 comentários:

Tais Luso disse...

Wal, adorei esta sua postagem sobre colecionadores! É verdade, estou lembrando de que as coleções de peso são feitas mais pelos homens. A razão das coleções, o porquê de alguém colecionar relógios, carros, aviões, marcas, e centenas de latinhas de cerveja, coisas de clube de futebol, por exemplo, eu também não sei o certo. Só sei que é uma paixão muito forte. Talvez, sim, para preencher um certo vazio. Outra explicação ainda não encontrei. E as mulheres... estas até que quando colecionam, a 'coisa' é mais baratinha...Mas nos tempos de hoje. Bem que tudo é possível neste mundo de fantasia, e que muitos adoram!

Tua narrativa, desde os tempos antigos, foi fascinante. Gostei muito.
Grande beijo, amiga. Estava com saudades de vir aqui.

Tais Luso

wallper.lima disse...

Oi Taís, é sempre bom ver vc por aqui...engraçado, também adorei escrever esta postagem, achei muito interessante!
Bjs.

Living and Learning disse...

Como vai Wall? Por aqui tudo na mesma, estamos lutando contra a crise financeira que vc. Deve mto. bem saber que esta longe de ser controlada. Mas, com saúde e muita esperança de que tudo pode vir a ser melhor. Obrigada pela mensagem e que seu novo ano seja repleto de alegrias e prosperidade!
Bjos. daqui do meio do oceano :-)

Densetsu disse...

Colecionar tem historia? S=o eu não sabia. Colecionar é algo bem legaleu por exemplo coleciono mangás (=P O porque disso não me pergunte só coleciono heheheh.

Abraço Wall.

wallper.lima disse...

Oi Densetsu que bom vc aqui...eu tb adoro mangás...e sobre colecionar, é isto msm, a gente nunca sabe o por que, ou será que sabemos? Rsrsrsrs...
Um bjo pra vc.
Waleria.

artesanato disse...

Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, renato artesanato em mdf

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...