quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Renascimento - Botticelli - pintor do Renascimento Italiano - 1445/1510 -

1 - Vênus e Marte - Momento lúdico de descanso e paz dos amantes -
2 - O nascimento de Vênus - A pintura representa a Deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia grega..

3 - Primavera - Obra de mitologia clássica que nos apresenta a alegoria da chegada da primavera


Nem sempre nos sentimos protegidos com os pés na terra, então deixamos nosso corpo sentir o gostinho de flutuar, deixando o peso da realidade se transformar num despertar dos sonhos, aqueles que nos permitem ser "talvez" aquilo que realmente somos . Despidos, mergulhados no desconhecido mundo da alma. E assim Alessandro Di Mariano Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli, um dos mais importantes nomes do Renascimento alimentava suas obras.
Nasceu em 1445 e morreu em 1510. Resgatou de forma brilhante vários aspectos culturais das civilizações Grega e Romana. Suas pinturas são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Obras carregadas de uma enorme sensibilidade, nutrida de crenças platônicas distante da religiosidade tradicional, segundo o espírito do homem que luta por se desligar da matéria, para chegar ao êxtase perante a beleza ideal e arquétipica.
Os personagens de Botticelli, não tocavam seus pés na terra, mas flutuavam, dando a suas pinturas leveza e movimento. Por isso também ficou enfeitiçado pela beleza de Simonetta. Nela contemplou feita de carne, a sua Deusa, à Vênus humanitas. Contemplou-a naquela esplêndida radiante e frágil, efemêra, melancólica e imaterial beleza, com a própria florença.
Simonetta morreu aos 23 anos. Essa mulher vista com olhos e a arte de Sandro, iniciara um renovado culto ao eterno feminino na Inglaterra.Tivemos na história da Arte - diversas representações de Vênus - Deusa do Amor - da Paixão Humana. Tivemos vários rostos, vários corpos, mas nenhuma foi mais famosa do que a Vênus de Sandro Botticelli, onde foi retratada com muita delicadeza, ritmo, e um refinado emprego da cor, característica do pintor, alcançando a perfeita expressão.
Apenas a encomenda do Papa que queria decorar a Capella Sistina, conseguiu afastar Sandro de Florença.Muitos boatos surgiram na época, sobre esse fascínio por Simonetta, pois não entendiam como poderia pintar uma pessoa que já havia morrido há tanto tempo. Mas por que querer entender o que se passa no coração humano? Por que não deixar simplesmente que esse, viva através da beleza, da expressão, sem ter que explicar sua paixão por alguém, que mesmo não estando mais presente se encontrava intacta em suas lembranças?



12 comentários:

Anônimo disse...

A Renascença é uma ponte que liga a Idade Média à Idade Moderna. E nela pisaram da Vinci, Rafael, Michelangelo, , Botticelli, Ticiano, etc. Menos eu!

Estive por aqui.

Isabel Lemgruber disse...

Gostei muito do seu blog. Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente. Ah! Através do seu blog tb conheci o "flasfetish". Adorei. Estou começando no universo dos blogueiros. O meu é psietcetal.blogspot.com Se quiser, faça uma visita.
Abç,
Isabel

Isabel Lemgruber disse...

Olá, seja bem vinda ao meu blog. Obrigada pela visita. Quanto ao "flashfetish", eu entrei através do seu ipod - com sua lista de músicas, no final do seu blog. Clicando por ali, entra um link com aquele nome, oferecendo um serviço de criar a própria "playlist". Quanto ao Dalí, ele é mesmo extraordinário.
Sobre os mistérios que nos rondam(seu comentário lá no blog), não há dúvida que eles estão por aí!! Mas, naquela postagem sobre os bebês, escolhi falar exclusivamente do pto de vista da psicanálise.
Abç,
Isabel.

Donagata disse...

Olá!
Já cá vim e o que eu aprendi! Embora tenha estudado alguma coisa sobre a arte da época do Renascimento, confesso que Botticelli não era dos que melhor conhecia. Tirando, claro, "O nascimento de Vénus" que toda a gente conhece.
Adorei o post e, como te digo, vou ficar mestra na arte da pintura.

Um beijo.

Anônimo disse...

Oi Wall!
Além do visual de tão lindas e expressivas pinturas continuo aprendendo! Obrigado!
Bjinhos, da amiga Marli.

Scarlet G. Viana disse...

Simplesmente fantástico!
Seu blog é maravilhoso!! Parabéns, você merece todos os prêmios que conquistou!!
Continue assim!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi amiga, parabéns pelo seu post gostei dos quadros, só desta maneira fico conhecendo alguma coisa sobre artes, mas nunca é tarde para se aprender, tenho curiosidade de saber sobre restauração de pinturas a óleo, poderia futuramente valar um pouco sobre o assunto, obrigado. Abraço

Isabel Lemgruber disse...

Oi Waléria, obrigada pela visita. Vi que vc entendeu perfeitamente o que eu disse - que bom!! Não ficou claro prá mim o que vc falou sobre ser "minha seguidora": imaginei que queira colocar meu endereço no seu blog, ou vc está se referindo àquelas "telinhas/quadradinhos" com nosso perfil, tipo as do "tertúlias"? Prá mim está ótimo, de um jeito e/ou de outro. Mas, se forem aquelas "telinhas", vou precisar aprender como é que faz - rsrsrs. Bom, de repente, não é nem uma coisa, nem outra - rsrs. Me explica, pleeaase.
abç,
Isabel.

Tais Luso de Carvalho disse...

Hoje só estou passando para te dar um beijão pelo prêmio recebido. Mereces muito mais, amigona! Mereces um prêmio como pessoa, como gente!

Mil beijossssss, falaremos!
Tais Luso

Donagata disse...

Tal como a Taís, hoje só passei por aqui para a cumprimentar pelo merecidíssimo prémio que ganhou. É realmente um blog excelente.
Hoje é que não posso demorar pois tenho uma tertúlia para ajudar a preparar em que além de dizer algumas poesias também vamos ter Tango Argentino.

Um beijo.

Canteiro Pessoal disse...

Olá Wallarte, paz !

Perdoe-me a demora linda.
Passando aqui em sua página repleta de vivacidade e beleza letral, juntamente com muitos comentários cheios de apreciação, para agradecer-te pelo formoso escrito em minha singelosa página.

Lindo fim de semana.

Ósculos e amplexos.

Anônimo disse...

n gostei de nada disso , quer saber vai e te lasca com esse comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...