sexta-feira, 17 de abril de 2009

Picasso (Pablo Ruiz y Picasso - l881/1973

( Les Demoiselles d'Avignon - 1907)
Pensamento de Pablo Ruiz Picasso:



"Em si mesmas as coisas não existem. Só existem através de nós!"

Guernica - 1937 -




Estar a frente do tempo é navegar em alto mar, e se sentir tranquilo por enxergar além da altura das águas...saber que a vida transcorre em várias fases, como foi a vida de Pablo Ruiz Picasso, hoje considerado, um dos maiores gênios da pintura, onde aprendeu a fazer os primeiros traços com o seu pai, que era professor de desenho.
Estudou por pouco tempo na Academia de Belas Artes de Barcelona e logo no início do Século XX mudou-se para Paris, onde instalou-se no famoso BATEAU-LAVOIR (barco-lavanderia), um velho casarão situado no bairro de Montmartre, a partir daí o novo centro da arte e da literatura vanguardista.

Picasso produziu grande parte de sua obra inicialmente influenciada pelos impressionistas e Toulouse-Lautrec, principalmente nas cenas de cafés e zonas boêmias da cidade.
Em seus períodos: - azul (1901-1905-melancólico) e rosa (1905-1907-mais alegre), o aspecto sentimental e naturalista predominavam em suas obras, onde pobres, doentes, mendigos, prostitutas e saltimbancos apareciam em suas telas.
Em 1907- Picasso apresenta uma obra surpreendente: Lês Demoiselles d’Avignon-revelando influência da arte negra e formas muito livres, o quadro representou de fato, um decisivo rumo ao cubismo, a maior revolução plástica depois da renascença. Liderando o movimento ao lado de Braque (pintor francês).

Picasso-vestido de arlequim-1924
-


Picasso reduziu a cor em tons ocres e cinzentos, além de decompor e abordar a imagem, segundo vários ângulos de visão.
Essa autonomia pictórica abriu um novo espaço dentro da pintura, onde foi permitido usar sobre a tela novos materiais como: papel colorido, pedaços de jornal, tecido encerado, letras, números etc., nascendo assim a técnica da colagem e do papier collé .

Além da pintura Picasso adotou todas as formas de expressão, entre as quais: escultura, cerâmica, desenho e também política, onde o levou a criar o seu quadro mais famoso:”Guernica”- sendo um protesto contra o bombardeio de nazistas e fascistas (Hitler, Mussolini e Franco) sobre Guernica (pequena cidade do norte da Espanha).


Picasso viveu intensamente a vida, e em cada momento vivido buscava colocar isso em suas obras; ora eram melancólicas , outras alegres , deformadas, figuras não convencionais, violentamente expressivas,
multiformes, empregando e inventando uma
variedade de estilos, como nenhum outro artista havia inventado antes.
Dedicou-se a tantos ofícios com grande entusiasmo e em qualquer veículo que se expressava, sempre foi imensamente brilhante. Picasso mostrou que um artista não pode ser uma cópia nem uma ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo!

19 comentários:

Pixel disse...

o seu trabalho é muito rico!!
o seu blog tambem é bastante completo e muito informativo!!

parabens e até breve!!

Luma D. disse...

Olá, Waleria.
Ficou linda a nova pintura do topo e a postagem, como sempre, perfeita.
Tentei votar em você nesse Top Blog, mas não entendi como funciona, quando clico no selo sou direcionada a uma página de busca.

Beijo =)

PATRICKÍSSIMO disse...

Esse espanhol foi único e intransferível na pintura. Um Picasso é reconhecido a quilômetros de distância!

Estive por aqui.

SimLimaGLS disse...

Oi, querida Waléria, o feriado começou lindo, mas a madrugada traria tristezas. Homofobia em Floripa, na Barra da Lagoa. Mas tudo foi devidamente encaminhado.
Tenho certeza que este não será um mal auspício. Nosso feriadãozão vai ser incrível!!!
Mil beijos e te devo mais esta valiosa aula!

SimLimaGLS disse...

AH, A PROPÓSITO, VOTEI NESTE MARAVILHOSO BLOG, COM 5 ESTRELAS É CLARO!!!
Mil Beijos,
Simone

PATRICKÍSSIMO disse...

Bom dia Waleria...agradeço mais um presente seu. Já está carimbado no metro quadrado das artes.

Estive por aqui.

Canteiro Pessoal disse...

Oie Ave Rara, paz !

Nem percebi que havia me presenteado com mais selos, agora que passo no meus comentários e percebi o "plural-selo [s]". Que cabeça e visão está a minha... aiaiaiaiii...
Olha, amei e

a-m-e-i todos os selos.

Sobre seu escrito, voltarei outro dia, o li por alto, pois quero interiorizá-lo, a princípio, a frase de início chamou muito a minha atenção.

Beijos milll...

Tais Luso de Carvalho disse...

Bah, Walzinha, tantas coisas deste gênio... tantas opiniões diferentes, mas ninguém pode duvidar de sua genialidade, Picasso foi uma revolução por si só.

Então vou deixar aqui no meu espaço, algo que ele disse e sempre gostei; acho que vais gostar:

‘Que significa para um pintor, pintar em estilo de fulano de tal ou imitar outro pintor? Que mal tem isso? Pelo contrário, até é bom fazer isso. É preciso tentar sempre fazer alguma coisa de outro pintor. Mas não é possível!... Há quem gostasse de fazê-lo! Há quem procure fazê-lo! Mas tudo sai falhado...e é nesse momento, quando tudo sai mal, que um pintor é ele mesmo.’

Meu carinho
Tais luso

KIRA disse...

muito obrigado pela visita ao blog da escola +. foi a menira mais simpática que se me ofereceu para retribuir os parabens pelo seu excelente blog.
fiquei fá.
obrigado e bem-haja.

bondearte disse...

Waleria:
Gostei muitissimo de seu blog, a pintura de Monet é simplesmente demais .
Tem algo que Picasso escreveu e eu acho muito legal.
Um pintor(vale para todos que trabalham com arte) vive muitos anos, pois quando êle pinta elê usa somente o espirito desta forma economisa o corpo fisico.
Obrigado por visitar meu blog.
Apareça sempre a casa é sua
Beijo
Boa Semana

Donagata disse...

Olá Wall! Aqui estou. Tenho é tido um montão de ocupações que irão continuar até ao fim do mês. Eu não costumo abandonar ninguém, muito menos pessoas que embora não conheça pessoalmente considero amigas. É que através das nossas postagens e dos nossos comentários, muitas vezes conseguimos mostrar muito mais de nós do que de outra forma.

Bom, primeiro quero agradecer todos os miminhos que recebi de você. Foi mesmo bom. Agora irei reencaminá-los aos poucos.

Depois, mais uma vez fiquei contente com tudo o que aprendo quando aqui venho. Embora, em relação a Picasso, eu tenha um conhecimento um pouco maior. Era um pintor interventivo politicamente e que, portanto, não podia ser ignorado sobretudo pelas pessoas da minha idade que viveram antes de implantada a democracia em Portugal. Eu, como muita gente da minha geração, ainda tenho uma reprodução do Guernica em casa. Hoje em local menos visível pois, entretanto, fui comprando quadros originais de pintores de quem gosto. Muitas vezes bem jovens mas que me encantam com o seu trabalho e com o seu potencial. "Les demoiselles d'Avignon" é também outro dos seus quadros que me encanta.

Continue a dar-nos estas excelentes aulas. Eu agradeço. Ainda vou ficar a perceber alguma coisa de arte...

Beijos.

Carla disse...

Não percebi sua pergunta em relação á telha pequena, fui eu que pintei e é fabricada por um oleiro local, o desenho encontrei um esboço a preto e banco numa revista mas desconheço o autor, não sei se isto responde á sua pergunta?? Bj

Mona Lisa disse...

Olá.

Obrigada pela visita que fizeste ao meu blog.

Vim ao teu e Amei!
Gosto de arte.
Achei o teu blog muito instrutivo...cultural...um blog muito bom.

Voltarei!

Bjs

Lisa

Vanessa B. disse...

Fiquei feliz por vc falar de Picasso; é um dos meus pintores favoritos. Ele sabia bem o que pretendia em seus traços...

A intensidade da vida está diretamente ligada ao conhecimento, e quem já trilhou essa estrada tem muito a nos ensinar, né?

Bjs, continue visitando meu blog!

Canteiro Pessoal disse...

Oie linda, paz !
Tento agregá-la no acompanhar blog e acusa erro, não estou conseguindo. Como faço para tê-la !?

Beijos milll...

Mona Lisa disse...

Olá Wall

Obrigada pelas visitas diárias que fazes ao meu "cantinho".

Adoro ver-te por lá.Venho aqui diariamente, mas ainda não postaste nada de novo.
Para quando novos trabalhos?
Fico à espera!

Bjs.

Lisa

As Tertulías disse...

Querida,
jamais esquecerei o momento no qual encontrei-me cara à acara com Giernica em Madrid... 1981... Madrid estava esperando para ser descoberta mas eu fiquei 3 horas em frente a este quadro. Como seria bom voltar o tempo para trás e ter mais "tempo" para saborear as coisas importnates da vida com mais calma...
Obrigado pela sua visita, achei suas palavras lindas...
Ah! a coroacao de Napoleao... mas de quem?
Beijo
RIcardo

Canteiro Pessoal disse...

Seria colocar seu link.

Na página -

Blogs que eu acompanho

O teu link dá erro quando vou adicionar.

Beijos milll...

Anônimo disse...

Oi Waléria, passei para ver as novidades, gostei da pintura do cabeçalho da sua pagina (Terrace at Sainte- Adresse) linda pintura, bom fim de semana com alegrias. Abraços Valter.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...